Conferências nacionais são tema de oficina em Brasília

Conferências nacionais são tema de oficina em Brasília


Evento na sede do Ipea vai até esta sexta, 26, e debate o mapeamento da participação social nas conferências

A Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest) do Ipea deu início à oficina de trabalho Conferências Nacionais: evolução, característica e efetividade nesta quinta-feira (25), no edifício sede do Instituto, em Brasília.

O objetivo do evento, que continua nesta sexta-feira (26), é reunir a rede de pesquisa coordenada pela Diest para expor e compartilhar resultados de estudos sobre as conferências nacionais e planejar ações conjuntas e a publicação de um livro. Na mesa de discussão estavam presentes representantes de universidades (UFMG e UERJ), ONGs (Polis e Inesc) e da Secretaria Nacional de Articulação Social da Presidência da República (SNAS/SG-PR) – instituições parceiras do Ipea.

Segundo Pedro Pontual, assessor da SNAS/SG-PR, a importância do mapeamento da participação social em conferências está em orientar ações da secretaria: “Estamos dispostos a dialogar com os pesquisadores para influenciar de maneira mais direta os resultados desses estudos e criar, futuramente, um portal da participação”.

O pesquisador Leonardo Avritzer, da UFMG, apresentou o trabalho Participação e Conferências, no qual, a partir de uma amostra de 2.200 pessoas, buscou traçar um perfil de quem participa das conferências. De acordo com Avritz, o estudo contraria ideias comuns, como a de que instituições participativas são feitas para aqueles com maior poder aquisitivo e mais tempo livre ou menor nível de escolaridade.