Campina Grande terá curso do Ipea e Centro Celso Furtado

Campina Grande terá curso do Ipea e Centro Celso Furtado


Aulas de macroeconomia e desenvolvimento econômico na cidade paraibana serão de 29 de agosto a 2 de setembro

O Centro Celso Furtado e o Ipea, por meio de sua Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (DIMAC), organizam mais um curso Macroeconomia e Desenvolvimento Econômico, desta vez em Campina Grande, em parceria com a Coordenadoria do Sistema Público Municipal de Emprego, Trabalho e Renda, de 28 de agosto a 2 de setembro. As aulas de macroeconomia serão ministradas pelo professor Victor Leonardo de Araújo, técnico de planejamento e pesquisa do Ipea. Por indicação do Centro Celso Furtado, o professor Fernando Mattos dará as aulas de Desenvolvimento Econômico, e a conferência síntese final ficará a cargo de Salvador Werneck, técnico de planejamento e pesquisa do Ipea e sócio do Centro Celso Furtado.

O município de Campina Grande tem uma economia variada e eclética e abriga pelo menos quatro pólos industriais: couro e calçado; têxtil e vestuário, nas áreas do algodão comum, algodão colorido e confecções; informática e minerais não-metálicos. Entre outras atividades de preponderante importância econômico-social, estão a extração mineral, culturas agrícolas, pecuária, indústrias de transformação, de beneficiamento, de software, comércio varejista e atacadista, e serviços.

Vinte e sete alunos estão inscritos, entre eles estudantes do último ano de graduação e também de pós-graduação em economia, e profissionais que atuam em diversas instâncias públicas. A atividade ocorrerá no auditório do Espaço do Trabalhador, no Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda, situado na Rua Afonso Campos, 143, Centro de Campina Grande (PB). A instituição é a unidade de atendimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine) na cidade e é mantida com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e pela Prefeitura Municipal. O Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda oferece aos trabalhadores intermediação de mão de obra, qualificação profissional e social, informações acerca do mercado de trabalho, habilitação ao seguro-desemprego, dentre outras.

Perfil do curso
O curso versa sobre duas disciplinas – Macroeconomia e Desenvolvimento Econômico –, cada uma com seis horas de aula. A primeira apresenta os fundamentos da análise macroeconômica no enfoque keynesiano. Numa primeira parte, são apresentados os determinantes do comportamento do PIB e do emprego, enfatizando o papel da política econômica nesse processo, considerados os três principais instrumentos: a política fiscal, a política monetária e a política cambial. Na segunda parte, analisa-se a condução dos três instrumentos no caso brasileiro, ressaltando sua inadequação a um projeto de desenvolvimento de longo prazo.

Já a disciplina Desenvolvimento Econômico toma por base a vertente teórica e o processo histórico do desenvolvimento. São abordados os elementos centrais da teoria do desenvolvimento elaborada a partir da segunda metade do século XX, seus eixos analíticos e seus principais autores, bem como a organização do mundo a partir do desenvolvimento do capitalismo industrial no século XIX. O curso analisa também o caso brasileiro como exemplo dessa dinâmica da economia mundial.

Uma conferência final de três horas oferece uma síntese da problemática do desenvolvimento do Brasil num mundo em rápida transformação, as barreiras que o país terá de ultrapassar e os trunfos de que dispõe.