Instituto organiza seminário sobre o 11 de setembro

Instituto organiza seminário sobre o 11 de setembro

Evento na PUC-SP discutirá, nos dias 14 e 15 de setembro, o mundo após uma década de luta contra o terror 

O mundo depois de uma década de luta contra o terror é o tema do seminário que o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo organizam nos dias 14 e 15 de setembro, na capital paulista.

O evento, que abordará as transformações sociais, econômicas e políticas após uma década do atentado de 11 de setembro, será realizado no Edifício Reitor Bandeira de Mello, da PUC-SP (Rua Monte Alegre, 984, - Perdizes, São Paulo, Auditório Prof. Dr. Ricardo Hasson Sayeg).

Pesquisadores, professores e jornalistas participarão de quatro mesas de debates. Na quarta-feira, 14, alguns dos assuntos abordados serão a política de segurança dos Estados Unidos; crime e terrorismo; e terrorismo e guerra cibernética. Renato Baumann, do Ipea, falará sobre os impactos do 11 de setembro na economia mundial.

No dia 15, estarão em pauta as repercussões dos atentados na Europa e nas relações dos EUA com a América Latina, temas discutidos pelos pesquisadores Luis Moita, da Universidade Autônoma de Lisboa (Portugal), e Monica Hirst, da Universidade Torcuato di Tella (Argentina). Os técnicos do Ipea Rodrigo Fracalossi e André de Mello e Souza analisarão as coalizões internacionais na guerra contra o terror.

A mesa de encerramento receberá os jornalistas Joaquim Palhares (Carta Maior), Silvio Caccia Bava (Le Monde Diplomatique Brasil), Fábio Zanini (Folha de S. Paulo) e Roberto Lameirinhas (O Estado de S. Paulo) para um debate sobre a cobertura midiática na guerra ao terror. O seminário tem o apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (Ineu).

Acesse a programação do seminário