Entidades internacionais veem aumento do IDE no país

Entidades internacionais veem aumento do IDE no país

Investimento direto estrangeiro (IDE) foi um dos destaques do Monitor da Percepção Internacional

Os agentes internacionais consultados na edição de agosto do Monitor da Percepção Internacional do Brasil veem o país como um dos principais destinos de investimentos diretos estrangeiros (IDE) nos próximos 12 meses. Na edição atual da pesquisa do Ipea, 70% das entidades consultadas disseram que o Brasil estará entre os cinco países que mais receberão IDE em 2011. Na edição anterior do Monitor, em maio, 56% tinham a mesma expectativa.

“Esse resultado reflete o grande fluxo de investimentos que o país vem recebendo nos últimos dois anos. Em 2010, o Brasil ocupou a quinta posição no ranking de investimento, posto que não alcançava desde o período das privatizações. Possivelmente vamos subir algumas posições porque, ate julho, o fluxo de IDE já era igual ao registrado no ano passado”, explicou André Pineli Alves, técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea.

De maneira geral, dois dos três aspectos da percepção internacional sobre o Brasil melhoraram desde a última sondagem. O indicador sobre a situação econômica brasileira nos próximos 12 meses subiu seis pontos na escala do Monitor (de +4, em maior, para +10, em agosto), sobretudo por causa de uma melhor expectativa sobre a inflação.

“A mudança nas percepções se deve ao arrefecimento da inflação em agosto, mas vale ressaltar que o estudo foi feito antes da redução dos juros pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central. Esse fato pode ter mudado as expectativas”, comentou  

O indicador sobre o cenário político e institucional do país alcançou +20 pontos (registrou +11, em maio). As expectativas sobre os aspectos sociais (redução da pobreza e da desigualdade de renda) tiveram retração de cinco pontos. Todos, no entanto, permaneceram na faixa de neutralidade, em uma escala que varia de -100 (muito pessimista/desfavorável) a +100 (muito otimista/favorável).

“Os agentes internacionais continuam acreditando que o país reduzirá a pobreza e a desigualdade de renda, mas com redução do otimismo, refletindo a noção de que a taxa de crescimento da economia deve ser menor, o que certamente influencia a redução da pobreza”, afirmou.

Metodologia

O Monitor Internacional é uma pesquisa qualitativa trimestral que capta a evolução da avaliação de entidades internacionais acerca da realidade econômica, social, política e institucional do país. O universo dos respondentes é composto por embaixadas, consulados, câmaras de comércio, empresas com controle estrangeiro e organizações multilaterais.

Leia a íntegra do Monitor Internacional

Veja os graficos da apresentação do Monitor Internacional