Ipea e Ceperj apresentam resultados dos ODM/RJ

Ipea e Ceperj apresentam resultados dos ODM/RJ 

Relatório vai mostrar o contexto social do Rio de Janeiro e avanço no alcance dos objetivos do milênio

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) apresentam nesta sexta-feira, 30, no Rio de Janeiro, o Relatório ODM do estado do Rio de Janeiro e o projeto Localização dos Objetivos do Milênio na Escala Subnacional.

A apresentação será feita no auditório da Associação Brasileira de Imprensa – ABI (Rua Araújo Porto Alegre, 71), durante o seminário estadual de lançamento da 4ª Edição do Prêmio ODM Brasil, a partir das 8h30. O evento contará com a presença de representantes do governo do estado, da Secretaria-Geral da Presidência da República e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Maria da Piedade Morais, técnica de Planejamento e Pesquisa do Ipea vai divulgar os resultados do trabalho feito em parceria com a Fundação Ceperj, por meio do Centro de Estatística, Estudos e Pesquisas (CEEP). Os estudos avaliam até que ponto as metas dos ODM estão sendo alcançadas, no Rio de Janeiro, pelos setores público e privado.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram definidos pela comunidade internacional, com base em compromissos assumidos em grandes conferências realizadas na década de 90, que debateram temas como desenvolvimento social, meio ambiente, gênero, direitos humanos e população.

Os países envolvidos assumiram o compromisso de cumprir oito objetivos até o ano de 2015: erradicar a extrema pobreza e a fome; atingir o ensino básico universal; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o HIV/Aids, a malária e outras; garantir a sustentabilidade ambiental; e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

Abertas as inscrições para o 4º Prêmio ODM Brasil