Relatório dos ODM do Ceará é divulgado em seminário

Relatório dos ODM do Ceará é divulgado em seminário

 

Ipea e Ipece apresentam o estudo nesta terça-feira, em Fortaleza, durante o lançamento do Prêmio ODM Brasil

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) apresentam nesta terça-feira, 4,  em Fortaleza, o Relatório Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) do Estado do Ceará - 2010, durante o Seminário de lançamento do 4º Prêmio ODM Brasil.
 
O estudo faz parte  do projeto “Localização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio em Escala Subnacional”, realizado pelo Ipea com dez instituições estaduais vinculadas à Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (Anipes). Essas instituições foram responsáveis pela elaboração dos relatórios ODM nos seus respectivos estados, sob coordenação geral do Ipea, em um esforço de relatoria ODM por parte dos governos subnacionais que é inédito no mundo.

O projeto contou com financiamento do Ipea/Proredes e com a participação das seguintes instituições, além do Ipea: Seplan (AM), IDESP (PA), Ipece (CE), SEI (BA), FJSN (ES), FJP (MG), Seade (SP), CEPERJ (RJ), Ipardes (PR) e Sepin (GO). A coordenação nacional do projeto ficou a cargo da técnica de planejamento e pesquisa do Ipea Maria da Piedade Morais.

O relatório mostra que o Ceará deverá atingir até 2015 a maioria das metas. Contudo, os indicadores das metas de três objetivos mostram que o estado e a sociedade cearense têm ainda grandes desafios a serem superados. São eles: garantir educação básica de qualidade para todos (ODM 2); melhorar a saúde das gestantes (ODM 5) e garantir a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente (ODM 7).
 
Participam do Seminário de Lançamento do 4º Prêmio ODM Brasil no Ceará representantes da Secretaria Geral da Presidência da República, do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (PNUD), do Movimento Nós Podemos Nacional e Estadual e representantes da sociedade civil.
 
O evento vai das 9h às 13h Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), Centro de Eventos Doroteias, em Fortaleza.

Leia na íntegra o Relatório Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) do Estado do Ceará- 2010

Leia também: Divulgado relatório ODM do Rio de Janeiro

Leia a íntegra do relatório Objetivos de Desenvolvimento do Milênio do Rio de Janeiro

Veja os gráficos da apresentação sobre o 4º Prêmio ODM Brasil

Abertas as inscrições para o 4º Prêmio ODM Brasil