Primeiro painel da Code Bahia debateu proteção social

Primeiro painel da Code Bahia debateu proteção social

 

Conferência em Salvador continua nesta quarta, com mais painéis e oficinas

Foto: Lucas Peixoto

Jorge Abrahão, diretor do Ipea, falou sobre a importância da
proteção social no proceso de desenvolvimento brasileiro


O diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, Jorge Abrahão, mostrou a evolução das políticas sociais nos últimos 20 anos, durante a Conferência do Desenvolvimento (Code), edição Bahia, no painel Proteção Social, Garantia de Direitos e Geração de Oportunidades. O debate ocorreu na tarde desta terça-feira, dia 3, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador. A Code, promovida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e o governo da Bahia, continua até esta quarta-feira, dia 4 (confira a programação).

Jorge Abrahão apontou que, em 1980, o gasto público na política social correspondia a 13,9% do PIB. Em 2005, esse número aumentou para 21,9%. “Atualmente, um quarto da produção brasileira é gasta na proteção social. Ampliaram-se os benefícios previdenciários, os gastos com saúde e educação”, afirmou.

Outro dado citado é que, no período de 2004 a 2009, a desigualdade na distribuição de renda entre os brasileiros, medida pelo coeficiente de Gini, diminuiu 5,6%, e a renda média real subiu 28%. Enquanto as transferências monetárias, em 1978, correspondiam a 8,1% da renda das famílias; em 2008, esse número aumentou para 19,3%.

O diretor destacou também o movimento de forte descentralização com a ampliação da responsabilidade municipal pela prestação de serviço e pelo gasto público com educação e saúde. Ao final, ele enumerou os benefícios da política social para o crescimento da economia e para a melhor distribuição de renda.

 “O número de empregos gerados pelo circuito econômico da política social no Brasil corresponde a 5% da força de trabalho nacional. E ainda 56% dos gastos sociais retornam para o Tesouro por meio do sistema tributário. O investimento de 1% do PIB na política social resulta em 1,4% de crescimento do PIB e 1,8% do crescimento da renda das famílias. O gasto social em educação é o que mais contribui para o crescimento da economia. Cada R$ 1 gasto com educação pública gera R$ 1,85 para o PIB”, concluiu o diretor do Ipea.

Leia também: Governador da Bahia e diretor do Ipea abrem a Code/BA

Leia também: Ipea realiza Conferência do Desenvolvimento na Bahia