Instituto coreano KDI renova cooperação com o Ipea

 

Instituto coreano KDI renova cooperação com o Ipea

Novo acordo foi assinado pelos presidentes das duas instituições após um seminário realizado em Brasília

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Korean Development Institute (KDI) realizaram em 10 de novembro, em Brasília, o seminário A Coreia diante da crise global após 2008. Técnicos dos dois institutos trocaram ideias em evento aberto ao público, no auditório do 16º andar da sede do Ipea, na capital federal. O seminário foi concluído com a assinatura, pelos presidentes das duas instituições, de um novo acordo de cooperação técnica.

“Esse acordo é um grande passo para futuras relações entre nossas instituições. A KDI se esforçará para organizar eventos desse tipo e para ampliar o diálogo entre os dois países”, afirmou Oh-Seok Hyun, presidente do KDI. “Na mesma linha do acordo anterior, este permite construir uma agenda de trabalho comum. Diante disso, na Ásia o Ipea possui cooperação com Coreia, China, Japão, Vietnã, Índia e Irã”, declarou, por sua vez, o presidente do Ipea, Marcio Pochmann.

O seminário contou com dois painéis: Estratégia de internacionalização das empresas brasileiras e coreanas e Estratégias de inovação das empresas brasileiras e coreanas. Especialistas dos dois Institutos debateram as estratégias de desenvolvimento adotadas por ambos os países, pautas de exportação, projeção nos mercados internacionais, composição das indústrias e processos produtivos. O primeiro Acordo de Cooperação Técnica entre Ipea e KDI havia sido firmado no período de 2006/2007.