Conferência do Desenvolvimento chega à Paraíba

Conferência do Desenvolvimento chega à Paraíba
Na abertura, em Campina Grande, autoridades ressaltaram a importância do debate sobre o desenvolvimento

O diretor de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Jorge Abrahão, abriu nesta quinta-feira, 17, na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande, a edição estadual da Conferência do Desenvolvimento (CODE/Ipea – edição Paraíba).

Ele falou sobre os eixos do desenvolvimento, estabelecidos pelo Ipea, que estruturam a Conferência: inserção internacional soberana; macroeconomia para o desenvolvimento; fortalecimento do Estado, das instituições e da democracia; estrutura tecnoprodutiva integrada e regionalmente articulada; infraestrutura econômica, social e urbana; proteção social, garantia de direitos e geração de oportunidades; e sustentabilidade ambiental.

“Os eixos adotados atualmente pelo Instituto foram criados há poucos anos como uma forma de aperfeiçoar os trabalhos que temos desenvolvido”, disse. Ele acrescentou que o Ipea acredita que todo mundo pode e deve discutir o desenvolvimento. Daí a importância da realização de eventos como o que acontece em Campina Grande, também conhecida como Rainha da Borborema.

O prefeito do município, Veneziano Vital do Rego Segundo Neto, ressaltou que o fórum permitirá a discussão do desenvolvimento sustentável em âmbito regional. “Não tenho dúvidas que nos seremos beneficiados com os debates, com a experiência, com as décadas de pesquisas e aferições que foram feitas pelo Brasil afora. Mudamos? Não há dúvida. Crescemos? Não há o que discutir. Os números apresentados pelo Instituto mostram isso. Até mesmo para um estado pobre como é a Paraíba”, enfatizou.

Para ele, no entanto, muito ainda há que se percorrer e é latente o desejo de que esse caminho seja menos espinhoso. E isso, acredita Veneziano, só se dará se houver planejamento, distribuição equilibrada das riquezas e a participação de todos.

A coordenadora do Sistema Público de Emprego Trabalho e Renda, Flávia Maria Barbosa, falou que a realização da conferência em Campina Grande se originou de um encontro de interesses.

“O Ipea está desenvolvendo uma metodologia diferenciada de quebrar as suas muralhas geográficas e interiorizar os debates, promovendo um censo de discussões abertas a gestores públicos, estudantes, pesquisadores, professores, legisladores e a sociedade em geral, de modo a disseminar o conhecimento”.

Ela destacou a iniciativa do Instituto de concretizar este objetivo das mais diversas formas e, particularmente, ao realizar a Conferência de Desenvolvimento, um evento nacional, que em 2010, em sua primeira edição, reuniu em Brasília cerca de oito mil pessoas, quando teve origem a ideia das edições regionais.

Também fizeram parte da mesa de abertura o superintendente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) em Campina Grande, Francisco Cavalcante; o vice-reitor da Universidade Estadual da Paraíba, Prof°. Aldo Bezerra Maciel; e o secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Campina Grande, Gilson Lira.

Code/Paraíba
Promovida pelo Ipea, em parceria com a Prefeitura Municipal de Campina Grande e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), a Conferência do Desenvolvimento, edição Paraíba, tem como objetivo reunir pensadores, autoridades públicas, especialistas, estudantes, gestores, entre outros, para debater os modelos de desenvolvimento estadual e regional. O evento terá continuidade nesta sexta-feira, 18, quando serão realizados oito painéis e 34 oficinas na Universidade Estadual da Paraíba e no SESC - Centro.

Confira a programação