Estudo aborda desafios do desenvolvimento brasileiro

Estudo aborda desafios do desenvolvimento brasileiro

Comunicado nº 100 será divulgado na abertura da 2ª Conferência do Desenvolvimento, em Brasília

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresenta nesta quarta-feira, 23, o Comunicado n° 100 - Mudanças na economia global: desafios para o desenvolvimento brasileiro. Esta edição especial do Comunicado será divulgada pelo presidente do Instituto, Marcio Pochmann, às 9h, durante a abertura da 2ª Conferência do Desenvolvimento (2ª Code/Ipea), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília.

O estudo apresenta e analisa os grandes desafios colocados para o Brasil frente às mudanças na economia mundial e às transformações socioeconômicas vividas pelo país nos últimos dez anos, dentro de um projeto de desenvolvimento de longo prazo. Entre as questões analisadas estão o papel do Brasil nos BRICS, inserção no padrão de competição monopolizado e a revolução tecnológica global, desenvolvimento com a sustentabilidade ambiental e maior participação na governança global.

2ª Code
A 2° Conferência do Desenvolvimento (Code/Ipea), que será realizada entre os dias 23 e 25 de novembro, tem como objetivo promover um espaço nacional de debates em Brasília, informando, difundindo e incentivando a reflexão sobre o desenvolvimento nacional. Aberta à participação ampla de estudantes, profissionais, agentes públicos, estudiosos, pesquisadores, especialistas, professores e legisladores, entre outros, a Code receberá mais de mil palestrantes. Serão nove painéis, 70 lançamentos de livros, mais de 40 estandes e cerca de 110 mesas de debates.

Leia a íntegra do Comunicado do Ipea n° 100 - Mudanças na ordem global: desafios para o desenvolvimento brasileiro