Ipea lançou o Comunicado n° 100 sobre os desafios do país

Ipea lançou o Comunicado n° 100 sobre os desafios do país

 

O estudo foi divulgado na abertura da 2° Conferência do Desenvolvimento, promovida pelo Instituto em Brasília

Durante a abertura da segunda edição da Conferência do Desenvolvimento, no dia 23 de novembro, o presidente do Ipea, Marcio Pochmann, divulgou o Comunicado do Ipea n° 100 - Mudanças na ordem global:desafios para o desenvolvimento brasileiro. O estudo apresenta e analisa os grandes desafios colocados para o Brasil frente às mudanças na economia mundial e às transformações socioeconômicas vividas pelo país nos últimos dez anos, dentro de um projeto de desenvolvimento de longo prazo.

Entre as questões analisadas estão o papel do Brasil nos BRICS, inserção no padrão de competição monopolizado e a revolução tecnológica global, desenvolvimento com a sustentabilidade ambiental e maior participação na governança global.

Também estavam presentes na mesa de abertura da Code Wellington Moreira Franco, Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, José Narciso Sobrinho, superintendente do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), Luis Otávio Neves, Secretário de Turismo do DF, o senador federal Eduardo Suplicy, o deputado federal Paulo Rubem Santiago, Paul Singer, secretário Nacional de Economia Solidária, e Celso Lisboa, presidente do INCRA, representando o MDS.

Confira a íntegra do Comunicado do Ipea n° 100 – Mudanças na ordem global: desafios para o desenvolvimento brasileiro