SIPS revela percepção da população sobre a pobreza

SIPS revela percepção da população sobre a pobreza

Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) sobre o tema será divulgado nesta quarta-feira, 21, em Brasília

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresenta nesta quarta-feira, 21, um estudo que revela como os brasileiros percebem o problema da pobreza no país. A primeira edição do Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) – Assistência Social (percepção sobre pobreza: causas e soluções) será divulgada, em Brasília, às 14h30, pelo diretor de Estudos e Políticas Sociais do Instituto, Jorge Abrahão, pelas técnicas de Planejamento e Pesquisa Ana Cleusa Mesquita e Maria Paula dos Santos e pela chefe da Assessoria Técnica da Presidência, Luciana Acioly (SBS, Qd. 1, Bl. J, Edifício BNDES/Ipea, auditório do subsolo).

O SIPS ouviu 3.796 pessoas em todo o país entre os dias 08 e 29 de agosto deste ano. A pesquisa questionou os entrevistados sobre causas da pobreza e possíveis soluções. As opiniões colhidas mostram ainda se os brasileiros percebem ou não uma redução nos níveis de probreza nos últimos anos e como eles classificam a importância deste problema em relação a outros como violência, desemprego, educação, saúde, etc.

Indicadores de percepção
O SIPS é um sistema de indicadores sociais que verifica como a população avalia os serviços de utilidade pública. Os dados apurados servem como guia para o setor público estruturar da melhor maneira suas ações. Já foram divulgadas edições sobre justiça, educação, cultura, segurança, igualdade de gênero, bancos, mobilidade urbana, trabalho e renda, e saúde.

Leia na íntegra o Sistema de Indicadores de Percepção Social: Assistência Social Percepção sobre pobreza: causas e soluções

Assista ao vídeo com a apresentação do SIPS: Assistência Social