São Paulo teve queda na taxa de homicídios

São Paulo teve queda na taxa de homicídios

Estudo do Ipea sobre a situação social do estado também apresenta indicadores em áreas como saúde, educação e trabalho

Em sete anos, houve uma queda de 68% no número de homicídios de homens entre 15 e 29 anos no estado de São Paulo. Em 2001, a taxa era de 164,9 óbitos por 100 mil habitantes. Já em 2007, esse número diminuiu para 52,3. Este é um dos resultados do estudo A situação social nos estados: o caso de São Paulo, apresentado pelo presidente do Ipea, Marcio Pochmann, nesta terça-feira, dia 24, na capital paulista. 

A diminuição do número de óbitos por causas externas no estado é explicada, em parte, pela redução da pobreza e da desigualdade. Mas o presidente do Instituto também acrescentou a atuação de instituições públicas e da sociedade civil no combate à violência.

A pesquisa indica a redução da pobreza extrema no Brasil e também em São Paulo. No estado, 4,1% da população estava abaixo da linha da extrema pobreza em 2001, esse número diminuiu para 2% em 2009. Porém, ao analisar a situação da população rural de São Paulo, Pochmann alertou para uma realidade distinta entre 2006 e 2009. Neste período, a taxa de pobreza no campo aumentou.

“É um paradoxo. Ao mesmo tempo em que a renda da população rural aumentou, ampliou-se também a miséria", indicou. De acordo com Pochmann, a forte modificação tecnológica no setor rural de SP trouxe cargos que exigem mais formação e oferecem melhor remuneração, o que eleva a renda, mas também desemprega outros trabalhadores com menor escolaridade.

Renda e trabalho
Outra constatação do estudo é a maior vulnerabilidade de São Paulo em relação aos efeitos da crise internacional. Apesar de sua população ter maior renda domiciliar per capita (R$ 806,9, em 2009), comparada com a média nacional (R$ 631,7), o estado teve um crescimento da renda de somente 9,3% ao longo de 2001 e 2009; enquanto, no Brasil, o aumento real foi de 23,5% no mesmo período. São Paulo registrou também alto índice de desemprego, 9,34%, em 2009. No Sudeste esta taxa era de 8,6% e no Brasil, 8,2%.

A pesquisa, que faz parte de uma série de estudos sobre a situação de cada estado, apresenta como está a evolução de indicadores em outras áreas como a educação, saneamento e habitação, saúde, seguridade, cultura e demografia em São Paulo. O estudo traz, ainda, um anexo com dados estatísticos para que o leitor possa fazer suas próprias análises sobre a situação do estado de 2001 a 2009.

Leia a íntegra do estudo A situação social nos estados - São Paulo

Veja os gráficos da apresentação sobre a situação social em São Paulo