Otimismo das famílias brasileiras bate recorde

Otimismo das famílias brasileiras bate recorde

 

O nível de otimismo de 69 pontos registrado neste primeiro mês de 2012 é o mais alto desde a primeira edição da pesquisa, em agosto de 2010

Fotos: Sidney Murrieta

120209 ief18

Os resultados do IEF foram apresentados pelo assessor técnico da Presidência, André Calixtre

A décima oitava edição do Índice de Expectativa das Famílias (IEF), divulgado nesta quinta-feira, 9, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), demonstrou um alto grau de otimismo das famílias brasileiras em relação à situação socioeconômica do país. De acordo com o assessor técnico da presidência do Instituto, André Calixtre, o mês de janeiro atingiu a marca de 69%, alcançando a mais alta taxa já registrada pelo índice. Em dezembro de 2011 este número foi de 67,2%.

A pesquisa sinaliza ainda para o fato de que, em vários índices, a região Centro-Oeste se mostra como a mais confiante entre as cinco, com um percentual de 84,8%. Em conseqüência disso, também é a maior responsável pelo aumento do índice geral. A que apresentou menor grau de otimismo foi a Região Norte, com 62,1%.

Quanto à expectativa das famílias sobre a situação econômica para os próximos 12 meses, o IEF aponta que neste primeiro mês do ano 64,9% das famílias acreditam que o Brasil passará por melhores momentos – um crescimento de 0,5 pontos percentuais em relação ao mês anterior (64,4%). Ao longo prazo esta confiança é relativamente menor: 62% estão otimistas com o desempenho da economia nos próximos cinco anos.

No que diz respeito ao endividamento, 57,1% das famílias consultadas afirmaram não terem dívidas, superando o índice do mês anterior que foi de 56,1%. Sobre o consumo de bens duráveis, 64,4% das famílias acreditam que agora é um bom momento para adquiri-los, enquanto 32% não consideram este um momento ideal.

IEF
O IEF é uma pesquisa estatística por amostragem realizada em 3.810 domicílios, em mais de 200 municípios. Abrangendo todas as unidades da Federação, com margem de erro de 5%, ele aborda temas como: situação econômica nacional; condição financeira passada e futura; decisões de consumo; endividamento e condições de quitação de dívidas e contas atrasadas; mercado de trabalho, especialmente nos quesitos segurança na ocupação e sentimento futuro de melhora profissional.

Leia a íntegra do Índice de Expectativas das Famílias de fevereiro

Veja os slides da apresentação do IEF de fevereiro