Ipea divulga o Boletim de Mercado de Trabalho nº 50

 Ipea divulga o Boletim de Mercado de Trabalho nº 50

Análise comenta os números recentes do mercado de trabalho e trata de temas como desemprego, informalidade e renda

Os novos números do mercado de trabalho brasileiro estão na publicação trimestral da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Ipea (Disoc), o Boletim de Mercado de Trabalho: Conjuntura e Análise. O estudo será divulgado nesta quinta-feira, 1°de março, às 9h, na representação do Instituto no Rio de Janeiro (Avenida Presidente Antônio Carlos, 51, Centro, auditório do 10º andar).

O Boletim faz uma análise da massa salarial, renda, emprego, taxa de atividade e informalidade, entre outras questões. A publicação traz ainda diversas notas técnicas que analisam a evolução do mercado de trabalho desde 1996 e refletem o caráter comemorativo desta 50ª edição.

O trabalho busca apresentar um panorama geral do mercado de trabalho brasileiro em 2011. Dentre os indicadores analisados, destacam-se a diminuição da taxa de desemprego e da informalidade, que registraram em dezembro seus menores valores para o período desde a implementação da metodologia atual em 2002. Por outro lado, houve aumento dos rendimentos reais em comparação com 2010.

A estagnação no crescimento da população ocupada e a perda de dinamismo do emprego industrial demandam cautela em relação aos prognósticos para os próximos meses.

Leia a íntegra do Boletim Mercado de Trabalho - Conjuntura e Análise nº 50