Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
topo td_antigos

TD 0923 - A Participação Feminina no Mercado de Trabalho

Sergei Soares e Rejane Sayuri Izaki / Rio de Janeiro, dezembro de 2002

Este trabalho tem três objetivos: a) acompanhar as mudanças na participação das mulheres e mostrar como tem evoluído segundo a ótica do tempo mas também das coortes; b) decompor essas mudanças segundo uma série de variáveis elementares,incluindo posição na família e educação; e c) analisar com cuidado especial as relações entre educação das mulheres casadas, seus cônjuges e a taxa de participação.

Temos cinco resultados principais. O primeiro, que pouco surpreende, é que existem tanto efeitos de coorte como de tempo exercendo influência sobre a probabilidade de trabalho das mulheres. O segundo é mais surpreendente: a posição na família explica muito pouco do aumento na participação das mulheres ? quer dizer, o aumento no número de famílias chefiadas por mulheres pouca influência exerceu sobre a probabilidade de uma mulher, tirada ao acaso da PIA, trabalhar. O outro lado da moeda é que a revolução da participação feminina foi, em grande medida, a revolução das mulheres casadas ? o aumento na taxa de participação das mulheres com cônjuge explica em torno de 70% do aumento na participação das mulheres.

Outra conclusão surpreendente é que a grande variável explicativa dessa revolução é o nível educacional das mulheres, que, por si só, explica estatisticamente 50% da variação na taxa de participação feminina. Esta observação sugere a existência de um efeito preço na propensão a participar do mercado de trabalho. Finalmente, vemos que, para qualquer nível de escolaridade da mulher, uma escolaridade maior do cônjuge está associada a uma taxa de participação menor, sugerindo também um efeito preço.

 

acesseAcesse o documento (178.41 Kb)            


Surplus Labor and Industrialization

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea