Produção de biodiesel ainda é muito concentrada

Produção de biodiesel ainda é muito concentrada

Principal desafio do Estado é descentralizar indústrias. RS, MT, GO e SP produzem 82% do biodiesel do país

Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás e São Paulo são os quatro maiores produtores de biodiesel do país. Como existem muitas plantações de soja nesses territórios, as indústrias são atraídas e a produção fica polarizada nessas regiões. De 2008 a 2011, os quatro estados produziram juntos 5,86 bilhões de litros de biodiesel, 82,5% do volume total. Dados do ano passado, que vão até o mês de outubro, mostram que a produção desses mesmos estados foi de 1,8 bilhão de litros.

A concentração produtiva nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste denota que as demais regiões, Norte e Nordeste, precisam de atenção do Programa Nacional de Produção e uso do Biodiesel (PNPB) para enfrentar suas deficiências econômicas e sociais, que têm raiz nas zonas rurais.

As informações foram divulgadas nesta quinta-feira, 1º de março, na apresentação do Comunicado 137 – Biodiesel no Brasil: desafios das políticas para a dinamização da produção, apresentado na sede do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Brasília, pelo técnico de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Gesmar Santos. O evento foi mediado pelo assessor técnico da Presidência do Instituto, Murilo Pires.

“Biodiesel não é produzido para substituir o petróleo, mas para proporcionar postos de trabalho com qualidade em regiões esparsas, com grande foco, no nordeste e norte. A concentração acabou sendo predominante em volume de produção da soja”, reforçou Santos.

De 2003 em diante fortaleceu-se a produção de etanol, biodiesel e carros bicombustíveis, o que favoreceu o cenário. “A participação do governo na produção é forte, e o cenário não é exclusivo do Brasil, em todo o mundo a produção se dá de forma semelhante”, pontuou o pesquisador.

Santos considerou que é importante a partir de agora, priorizar a pesquisa e desenvolvimento da produção do biodiesel em todo o Brasil, estabelecer redes de pesquisas, e tornar os pequenos produtores competitivos, levando assistência técnica a eles.

Leia a íntegra do Comunicado 137 - Biodiesel no Brasil: desafios das políticas públicas para a dinamização da produção

Veja os gráficos da apresentação do Comunicado do Ipea nº 137