Ipea fecha acordo com o Ministério da Integração

Ipea fecha acordo com o Ministério da Integração

Cooperação técnica visa à promoção de edições nacional e estaduais da Conferência do Desenvolvimento (Code)

Foto: João Viana

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho,
compareceu à sede do Ipea, em Brasília, para assinar o acordo

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Ministério da Integração Nacional assinaram nesta terça-feira, 13, em Brasília, um Acordo de Cooperação Técnica que visa à promoção de edições nacional e estaduais da Conferência do Desenvolvimento – Ipea/Ministério da Integração Nacional (Code). O presidente do Instituto, Marcio Pochmann, disse que o acordo vai permitir maior ação das duas instituições, especialmente no que diz respeito às Conferências do Desenvolvimento.

“A última conferência realizada pelo Instituto em âmbito nacional contou com mais de mil painelistas de diferentes áreas do conhecimento e cerca de 20 mil participantes. Com certeza essa parceria sela de uma forma inequívoca essa perspectiva de construção do país de maneira democrática”, disse Pochmann. Isso, segundo ele, faz com que o Ipea possa, de fato, exercer a missão para o qual foi criado, de produzir e articular o conhecimento em termos de políticas públicas para o desenvolvimento nacional.

Para o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, o acordo entre as duas instituições tem importância histórica na medida em que juntam esforços para pensar o Brasil que se quer construir. O ministro falou da Conferencia Nacional de Desenvolvimento Regional, que o órgão pretende realizar em dezembro, com o objetivo de servir de base para a primeira grande revisão da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR): “Ao discutir como realizar essa conferência, o MI encontrou uma grande acolhida junto ao Ipea, que, com sua experiência nas Conferências do Desenvolvimento de 2010 e 2011, unirá esforços para a realização dos eventos em âmbitos estadual, macrorregional e a conferência nacional”. Ele disse não ter dúvida de que esse instrumento de cooperação vai movimentar a academia, os órgãos de desenvolvimento e a sociedade para contribuir de forma concreta na formulação de políticas públicas.

Também fizeram parte da mesa a senadora Ana Rita (PT-ES); os deputados federais Zezéu Ribeiro (PT-BA) e Wilson Santiago Filho (PMDB-PB); o secretário de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Sérgio Castro; e o chefe da Assessoria de Planejamento e Articulação Institucional do Ipea, Aristides Monteiro.

Conferências
As conferências têm como objetivo promover um espaço nacional de debates em cada uma das unidades da federação, de maneira a informar, difundir e incentivar a discussão sobre o desenvolvimento do país. Em 2012, as Codes terão como tema “Desenvolvimento e Integração Regional”. A ideia é que, em paralelo, sejam realizadas as conferências de formulação da nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional. Assim, os eventos serão abertos à participação de estudantes, profissionais, agentes públicos, estudiosos, pesquisadores, especialistas, professores e legisladores, entre outros.

Em suas duas edições anteriores (2010 e 2011), realizadas pelo Ipea, a Code reuniu cerca de 30 mil pessoas em Brasília. Foram 400 atividades de discussão e disseminação de conhecimento, entre elas, mesas de debates, oficinas e lançamentos de livros, com a participação de 1.700 palestrantes.