Ipea e Socicom lançam o 2° Panorama da Comunicação

Ipea e Socicom lançam o 2° Panorama da Comunicação e das Telecomunicações

 

A obra, composta por quatro volumes, foi apresentada nesta sexta-feira, em São Paulo

O Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil 2011/2012 é resultado da parceria entre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Federação Brasileira das Associações Científicas de Comunicação (Socicom). Sua segunda edição foi lançada nesta sexta-feira, dia 23, no Escritório da Presidência da República em São Paulo (Av. Paulista, 2.163, Ed. Banco do Brasil, auditório 17º andar).

Os quatro volumes somam mais de 1.200 páginas, escritas por mais de 70 colaboradores ao todo. Entre os autores estão pesquisadores renomados da comunicação no Brasil. Mestres e doutores de várias partes do País foram selecionados por meio de chamada pública para participar da pesquisa. 

No Volume 1 - Indicadores, são abordados temas como o Programa Nacional de Banda Larga, regulação e infraestrutura da comunicação, segurança da informação, cobertura do jornalismo econômico, comunicação pública, entre outros assuntos.

A seguir, Flagrantes, do Volume 2, avalia a participação do Brasil em congressos de comunicação de 2011 (como os da ICA e IAMCR, Confibercom, Lusocom e Intercom), além de contemplar artigos sobre a cibercultura, a realidade brasileira do cinema e audiovisual, a Conferência Brasileira de Folkcomunicação, ensino e pesquisa em Jornalismo, Relações Públicas, Comunicação Organizacional e Publicidade, e o papel da Socicom para o fortalecimento da sociedade acadêmica da Comunicação.

O terceiro volume, Memórias, é dedicado aos recortes intelectual, institucional, autoral, disciplinar e contextual da história da comunicação no Brasil. Também são analisados os aspectos mais importantes da Comunicação em casa região do país ao longo da história.

Tendências é o tema do último volume, que engloba a indústria criativa e de conteúdos digitais, avanços no campo público da Televisão Digital, tendências profissionais e ocupacionais para a área de Comunicação no país, e regulação na comunicação e telecomunicação brasileiras.

Confira os quatro volumes da obra

Volume 1 – Indicadores

Volume 2 – Flagrantes

Volume 3 – Memória

Volume 4 –Tendências