Encontros Dides apresentou projetos da diretoria

2ª edição dos Encontros Dides apresentou projetos da diretoria
 
Evento divulga iniciativas em andamento e proporciona mais interação entre servidores e colaboradores

Foto: João Viana


Geová Parente Farias, diretor de Desenvolvimento
Institucional do Ipea, durante exposição nos Encontros Dides

Neste mês de março, o auditório da sede do Ipea em Brasília sediou a segunda edição dos Encontros Dides. O evento contou com a participação dos servidores e colaboradores do Instituto e foi transmitido via videoconferência para a representação do Ipeano Rio de Janeiro.

O Coral do Ipea, uma das iniciativas do Programa Qualidade de Vida no Serviço Público - implementado pela Dides e coordenado pela equipe da Coordenação Geral de Gestão de Pessoas (CGPES) -, fez a abertura da cerimônia. Em seguida, as Coordenações da Diretoria de Desenvolvimento Institucional fizeram suas apresentações, tendo como foco os principais projetos previstos para o ano de 2012 e o balanço de atividades do ano de 2011.

A Coordenação Geral de Serviços Corporativos e Apoio à Pesquisa (CGCAP) iniciou os trabalhos apresentando todos os setores que a compõem: compras e contratos, gerenciamento do contrato BID, serviços gerais, passagens, patrimônio e almoxarifado e a recente área de apoio à pesquisa que implantou o Sistema de Apoio à Pesquisa (SAP) em 2008 e foi responsável por tornar o Ipea, mais uma vez, destaque no quesito pesquisa: as bolsas impulsionaram também a produção do conhecimento por meio de estudantes, tanto da graduação quanto pós-graduação.

A Coordenação Geral de Tecnologia da Informação e Comunicações (CGTIC) destacou os avanços de 2011, como as aquisições de telas para videoconferência, que diminuíram gastos de passagens ao dar a possibilidade de realização de reuniões utilizando essa tecnologia. Além disso, foram apresentadas as metas previstas do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), que é mais um avanço da casa no planejamento orçamentário para a área.

Logo depois, a CGPES divulgou os números de servidores capacitados em 2011, a meta para 2012, e explicou a importância dos projetos Mapeamento de Competências e Programa de Qualidade de Vida e do planejamento da Coordenação para este ano, com a divulgação em primeira mão do Plano Anual de Capacitação do Ipea.

Finalizando o evento, debateu-se o orçamento, apresentado pela Coordenação Geral de Planejamento, Gestão Estratégica e Orçamento (CGPGO), com enfoque especial para a implantação, no Ipea, da gestão do conhecimento, com ações como o repositório do conhecimento, o Wikipea - espécie de arquivo digital das publicações do Ipea. No fechamento ainda foi apresentado o trabalho que a Assessoria da Dides vem tocando, sobretudo na publicização dos projetos da Diretoria e no intercâmbio entre a mesma e todos os servidores/colaboradores.