Acesso a bens de consumo melhora percepção do Brasil

Acesso a bens de consumo melhora percepção sobre o país

Estabilidade política doméstica também alavancou resultados do Monitor de Percepção Internacional de março

A confiança dos agentes internacionais na economia brasileira melhorou nos últimos meses, sobretudo graças ao aumento do acesso da população aos bens de consumo. Foram 14 pontos a mais que os 10 registrados em agosto de 2011 pelo Monitor da Percepção Internacional do Brasil (MPI-BR), índice que é calculado trimestralmente pelo Ipea desde julho de 2010. Nesta terça-feira, 27, em Brasília, o Instituto lançou sua sexta edição. A trajetória de recuperação permanece constante, pois em maio do ano passado o índice estava ainda menor: 4 pontos.

O indicador mede a percepção dos agentes estrangeiros no Brasil em três grandes índices sintéticos: econômico, político-institucional e social. Além de acompanhar a evolução do índice, o objetivo é captar a avaliação dos agentes internacionais que participam da pesquisa. Embaixadas, câmaras de comércio, organizações internacionais e empresas com representatividade no Brasil são as entidades incluídas no estudo, que recebeu 176 respostas de um questionário eletrônico de 16 perguntas iguais. O período de coleta das respostas foi de 21 de fevereiro a 12 de março.

No quesito Política, Governo e Instituições, o melhor avaliado (de 20 pontos em agosto de 2011 para 35 pontos), a atual política externa brasileira, considerada mais assertiva tanto na América como no cenário internacional geral, alavancou o índice. Após ter registrado queda de 12 pontos em maio para 7 em agosto do ano passado, o índice Sociedade também teve melhor desempenho, ficando em 10 pontos neste mês.

Economia

Quase dois terços (62%) dos respondentes esperam que o PIB brasileiro tenha entre 1,6% e 3,5% de aumento nos próximos 12 meses. Apenas um terço acredita que o PIB chegue a atingir mais de 3,5%. A expectativa dos agentes sobre acesso da população aos bens de consumo cresceu expressivamente, de -8 em agosto do ano anterior para 27 pontos em março. Quanto à posição do Brasil no ranking dos países que mais receberão investimentos estrangeiros nos próximos 12 meses, a evolução também é positiva: 38% esperam que o Brasil esteja entre os três primeiros destinos.

Política externa

A percepção da influência que o ambiente político interno do país exerce sobre a decisão de investir do Brasil também foi otimista. O nível de estabilidade política do Brasil é alto para 28% e moderadamente alto para 58% das entidades que participaram do índice. Cinco por cento consideraram a conjuntura política brasileira como neutra.

O período em que as informações foram coletadas começou em 21 de fereiro e terminou em 12 de março (até as 17h) de 2012.

Leia a íntegra do Monitor Internacional