Participação dos BICS na OMC é tema de Nota Técnica

Participação dos BICS na OMC é tema de Nota Técnica

 Pesquisa do Ipea tem foco especial na atuação dos países nos principais grupos negociadores da Rodada Doha

Nesta quinta-feira, 29, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou a Nota Técnica intitulada A participação dos BICS na OMC: o exemplo da Rodada Doha. O texto busca analisar a participação de quatro países dos BICS (Brasil, Índia, China e África do Sul) na Organização Mundial do Comércio, com foco especial em sua atuação na Rodada Doha, iniciada em 2001.

O estudo argumenta que o primeiro exercício de coordenação bem-sucedido entre esses países na última década ocorreu por meio da formação e consolidação do G-20 comercial ao longo da rodada. Nesse sentido, analisa-se a participação deles nos principais grupos negociadores da Rodada Doha (agricultura, acesso a mercado para bens não agrícolas, antidumping, medidas compensatórias, serviços e propriedade intelectual), onde esses países tiveram papel relevante.

A Nota Técnica foi lançada na mesma semana de divulgação da 9ª edição do Boletim de Economia e Política Internacionais, que traz três artigos sobre os países BRICS: Complementaridade da pauta e oportunidades de aproximação comercial do Brasil com os demais BRICS, A cooperação para o desenvolvimento sul-sul: os casos do Brasil, da Índia e da China e Os BRICS no comércio internacional de serviços.

Leia a íntegra da Nota Técnica A participação dos BICS na OMC: o exemplo da Rodada Doha

Leia a íntegra da 9ª edição do Boletim de Economia e Política Internacionais