Ipea faz avaliação de Chamadas Públicas

Ipea faz avaliação de Chamadas Públicas

 

Na reunião também foi discutida a agenda para 2012

A presidência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) se reuniu nesta terça-feira, 24, em Brasília, com associações nacionais de Pós-Graduação em Ciências Humanas, para uma avaliação da parceria iniciada em abril de 2011, que culminaram nas chamadas públicas nacionais de apoio à periódicos, à debates acadêmicos e ao documento Estado das Artes. De acordo com o assessor de Planejamento e Articulação Institucional do Instituto, Aristides Monteiro Neto, essas chamadas públicas resultaram em um conjunto ações que superaram as expectativas.

Foram contemplados 38 periódicos de diversas instituições do país e o Ipea recebeu a inscrição de cerca de 750 trabalhos acadêmicos, sendo que 274 artigos foram selecionados para serem apresentados durante a 2ª Conferência do Desenvolvimento (Code), em novembro do ano passado. “Há uma nova academia produzindo no território nacional”, comemorou Aristides.

A reunião também teve o objetivo de dar início à agenda de 2012. Segundo o pesquisador, já está prevista uma nova chamada para trabalhos acadêmicos para o dia 15 de maio. A ideia é que a seleção de artigos para a 3ª Code, com data anunciada para o início de dezembro, esteja concluída até o final de setembro.

Além de Aristides, do presidente Marcio Pochmann e do diretor de Estudos e Políticas Sociais, Jorge Abrahão, também estiveram presentes o técnico em Planejamento e Pesquisa do Ipea, Renato Balbin, e os representantes da ABCP, Anpur, Intercom, ABEPSS, Aba, Anped, Conped, Ampec, SBS, ANDEPH e ANPUH.