Ipea analisa ascensão chinesa e lançou livro sobre o tema

Ipea analisa ascensão chinesa e lançou livro sobre o tema

 

O lançamento, dia 10, no Rio de Janeiro, foi precedido de um debate sobre a China na nova configuração global

Nesta quinta-feira (10), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promoveram palestra, debate e a divulgação do livro A China na Nova Configuração Global, organizado por Rodrigo Pimentel Ferreira Leão, Eduardo Costa Pinto e Luciana Acioly. O evento foi realizado no Salão Pedro Calmon, no Instituto de Economia da UFRJ, no Rio.

Da mesma forma que a Inglaterra fez durante a Primeira Revolução Industrial, a China tem alterado a divisão internacional do trabalho e tem sido considerada a “fábrica do mundo”. A China tornou-se o principal parceiro comercial do Brasil em 2009 e o maior investidor em 2010, o que reflete a complementaridade das duas economias. O trabalho busca identificar e analisar o papel destacado que esse país exerce na nova ordem internacional nesse século XXI, bem como os possíveis impactos dessa nova dinâmica para diversos países e regiões, especialmente para o Brasil.

 "O livro constitui uma contribuição relevante para melhor compreender o desenvolvimento chinês, a crescente projeção internacional da China e o novo significado da parceria estratégica entre o Brasil e a China", disse Clodoaldo Hugueney, embaixador do Brasil na China. Entre os temas abordados na obra estão a nova divisão internacional, as tensões e complementaridades comerciais da China com várias regiões, como Brasil, EUA, Índia, Rússia, Europa, África, América Latina e outros países da Ásia.

Os palestrantes serão Eduardo Costa Pinto, professor do IE/UFRJ e ex-técnico do Ipea, Anna Jaguaribe, professora da UFRJ e diretora do IBRACH, Alberto Claudio Habert, professor da COPPE/UFRJ, e Adriano Proença, professor da COPPE/UFRJ. Ana Célia Castro, professora do IE/UFRJ, e Marcelo Nonnenberg, técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, serão os debatedores.

Leia a íntegra do livro - A China na Nova Configuração Global: impactos políticos e econômicos