2ª edição do Manual do Editorial fica mais abrangente

2ª edição do Manual do Editorial fica mais abrangente

O evento foi realizado nesta terça-feira, 22, na sede do Instituto, em Brasília

Nesta terça-feira, 22, foi lançada a 2ª edição do Manual do Editorial do Ipea, na sede do Instituto, em Brasília. A obra reúne as referências de padrões e normas que são obrigatórios para a equipe de revisores do Editorial do órgão e para todos os seus autores, e aborda o conjunto de elementos estruturais de suas publicações. Na nova edição a busca por maior alcance desses elementos e maior eficácia na aderência a essas regras resultaram num aumento expressivo de verbetes relacionados à produção editorial: enquanto a primeira edição contava com 260 verbetes, a nova versão conta com 340.

O organizador do trabalho, Marco Aurélio Dias, destacou o projeto gráfico — de autoria Jeovah Herculano Szervinsk Júnior — desta edição, que deixou a consulta ao livro mais dinâmica e mais prática, reduzindo o número de páginas, mesmo tendo aumentado o conteúdo.

Também participaram da apresentação da obra o diretor de Estudos e Políticas Sociais (Disoc/Ipea), Jorge Abrahão, o coordenador do Editorial, Cláudio Passos, que enfatizou as várias etapas do processo produtivo editorial e os papéis que exerce o revisor (de gramático, estilista, ortográfico, harmonizador, político, diplomata, entre outros) ao manipular um texto, e ainda Gilberto Maringoni, editor-chefe da revista Desafios do Desenvolvimento, do Ipea, que ressaltou a necessidade da padronização das publicações do Instituto devido o grande volume produzido e o acesso cada vez maior e mais democrático. “A qualidade não deve estar só na pesquisa, mas também na sua expressão”, afirmou Maringoni.

A primeira parte da obra aborda os elementos estruturais de publicações, para que autores dos textos e a equipe do Editorial possam ter maior sintonia; na segunda parte estão os verbetes relacionados à padronização textual; na unidade seguinte as observações gramaticais tornam o manual ainda mais útil ao reservar um espaço exclusivo para as regras do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa; o quarto componente traz considerações lexicais, mais um recurso de consulta não só para servidores do Ipea, mas para qualquer pessoa interessada.

Leia a íntegra do Manual do Editorial do Ipea - 2ª edição