Instituto seleciona bolsistas graduandos e mestrandos

Instituto seleciona bolsistas graduandos e mestrandos

 

Os processos seletivos serão para as áreas de planejamento urbano e divisão de estados e municípios

A partir desta quinta-feira, 31, serão selecionados bolsistas para trabalhar com o Ipea em diversas pesquisas. As seleções ocorrerão por meio de Chamada Pública e fazem parte do PNPD (subprograma de pesquisa para o desenvolvimento nacional). O PNPD é um dos subprogramas que compõe o PROMOB, Programa de Mobilização da Competência Nacional.

Com o tema “Impactos da Divisão de Estados e Municípios”, a Chamada nº 72 tem como objetivo construir estimativas adequadas do impacto das divisões em níveis estaduais e municipais. Será necessário construir os contrafactuais apropriados, permitindo separar os impactos de divisões municipais de outros impactos que atinjam os municípios da mesma região ou com o mesmo perfil socioeconômico, a partir da utilização dos Censos anteriores (1991, 2000) e usadas técnicas econométricas apropriadas. As remissão de candidaturas será até o dia 15 do junho.

Já a área de planejamento urbano será tratada pela Chamada nº 73, com o projeto “Governança Metropolitana no Brasil”. Essa pesquisa irá reunir uma articulação, no âmbito da Rede Ipea, que contará com a participação dos 12 espaços metropolitanos brasileiros, reconhecidos pela REGIC 2007 (IBGE, 2008), aos quais se somam dois outros espaços dinâmicos que poderão despontar, no curto prazo, como novos espaços metropolitanos. A inscrição nesta Chamada poderá ser realizada até 18 de junho.

Consulte as Chamadas e realize sua inscrição aqui