Ipea e Cepal apresentaram os desafios da América Latina na Rio+20

Ipea e Cepal apresentaram os desafios da América Latina na Rio+20

A apresentação do estudo foi realizada nesta quarta-feira, dia 20, no Riocentro, pela presidenta do Ipea e pela Secretária Executiva da CEPAL

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe das Nações Unidas (CEPAL) lançaram nesta quarta-feira, dia 20, o Comunicado do Ipea n°151 Os Desafios do Desenvolvimento Sustentável para a América Latina na Rio+20. A apresentação do estudo foi feita pela presidenta do Ipea, Vanessa Petrelli Côrrea, e Alicia Bárcena, Secretária Executiva da CEPAL, em coletiva pública, às 12h30, na sala P3-8, Pavilhão 3, no Centro de Convenções do Riocentro (Av. Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro). O debate foi moderado por Carlos Mussi, diretor do Escritório da CEPAL no Brasil, e André Calixtre, assessor Técnico da presidência do Ipea.

O documento apresenta arcabouços para uma estratégia de desenvolvimento sustentável na América Latina e no Caribe, com base em uma visão integrada dos aspectos econômicos, sociais e ambientais. Para tanto, realiza um diagnóstico da região para o período de 1992 a 2010 e sistematiza as discussões sobre estratégias de desenvolvimento sustentável para a América Latina e suas consequências para o desenvolvimento de uma região que se caracteriza por ser periférica aos países centrais do capitalismo mundial. 

Leia a íntegra do Comunicado do Ipea nº 151