Pesquisa e Planejamento Econômico tem nova edição

Pesquisa e Planejamento Econômico tem nova edição


Revista PPE de agosto de 2012 traz cinco artigos que podem ser acessados gratuitamente

Uma das mais tradicionais publicações do Ipea, a revista Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) apresenta nova edição, que pode ser acessada gratuitamente. O volume 42, nº 2, de agosto de 2012, traz cinco artigos. O primeiro analisa a estrutura e a evolução da igualdade de oportunidade no Brasil no período 1999-2009. Uma das conclusões do estudo é que os Índices de Oportunidade Humana (IOH) mostram que houve grandes avanços no período considerado, apesar de significativas deficiências relativas ao saneamento.

O segundo texto trata da mobilidade dos trabalhadores no Brasil. Com o uso dos microdados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais-Migra) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), apresenta-se a composição do emprego formal no Brasil por nível de escolaridade, gênero e setores com diferentes graus de intensidade tecnológica. A conclusão é que os principais fatores indutores da mobilidade são a expectativa de retorno salarial e a experiência no vínculo anterior.

O terceiro artigo investiga a forma como a composição da dieta alimentar dos brasileiros responde a preços e dispêndios dos domicílios. Os resultados sugerem que os nutrientes mais sensíveis a preço são: carboidratos, cálcio, ferro, colesterol e vitamina C, nutrientes básicos da dieta dos brasileiros. O resultado para colesterol e lipídios preocupa, uma vez que esses nutrientes apresentam forte aumento no consumo quando há variações positivas na renda, principalmente para domicílios mais pobres.

Os determinantes do capital excedente dos bancos no Brasil são o foco do quarto texto. Os resultados obtidos indicam que o capital dos bancos comporta-se de modo contracíclico no país. Por fim, o quinto artigo analisa a dinâmica da taxa de câmbio no Brasil, concluindo que o crescimento dessa taxa ocorre de forma não linear.
A partir do link Procurar por Edição, é possível fazer o download gratuito de todos os artigos publicados na revista desde sua criação, em 1971. As normas para submissão de artigos encontram-se no site da revista.