Ipea é premiado na área de Ciências da Comunicação

Ipea é premiado na área de Ciências da Comunicação

 

Instituto recebeu, em Fortaleza, o Prêmio Luiz Beltrão na categoria "Instituição Paradigmática"

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) recebeu na última quinta-feira, 6, o prêmio Luiz Beltrão 2012 de Instituição Paradigmática, concedido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), principal entidade brasileira de pesquisas nessa área. A cerimônia de premiação ocorreu na Universidade de Fortaleza (Unifor), durante o XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

Instituído em 2007, em comemoração aos 20 anos de atividade da Intercom, o Prêmio Luiz Beltrão homenageia o pioneiro da pesquisa científica sobre fenômenos comunicacionais e fundador do Instituto de Ciências da Informação.  O troféu de Instituição Pragmática é destinado a cursos, departamentos, escolas, institutos, empresas, sindicatos, associações, ONGs ou órgãos públicos que tenham se notabilizado na área de pesquisa dos fenômenos comunicacionais.

O júri nacional, constituído por 24 membros, entre eles ex-presidentes da Intercom e pesquisadores, concedeu o prêmio ao Instituto em reconhecimento ao projeto Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil. Realizadas por meio de uma parceria com a Federação Brasileira das Sociedades Científicas de Comunicação (Socicom), as duas primeiras edições da publicação reuniram mais de cem pesquisadores da área – entre 2010 e 2012 – e alcançaram grande repercussão, no país e no exterior.

Comunicação e Políticas Públicas
O assessor-chefe substituto de Imprensa e Comunicação, João Cláudio Garcia, representou a Presidência do Ipea na cerimônia de premiação. Para ele, o Luiz Beltrão ressalta o processo de mudança que o Instituto sofreu nos últimos anos, abrindo seu campo de trabalho para temas que vão além da macroeconomia. “Hoje, o Ipea tem como objeto de estudos também a atuação do Estado, a sustentabilidade ambiental e a comunicação, por exemplo”, afirmou.

Garcia acredita que o processo de convergência tecnológica não permite mais que a infraestrutura de telecomunicações e os conteúdos por ela transmitidos sejam estudados separadamente. “A proposta do Panorama é casar os dois temas (telecomunicações e comunicação). O Ipea já tem histórico no campo das telecomunicações, enquanto os estudos comunicacionais estão começando”, disse.

TV Digital e Perfis Nacionais
A edição de 2012 do Panorama da Comunicação e das Telecomunicações foi tema de uma mesa de debates do Congresso da Intercom. Dois capítulos do volume 4 (Tendências) foram apresentados por suas autoras na manhã do dia 6. Cosette Castro, bolsista do Ipea, falou sobre conteúdos e aplicativos para as TVs Digitais do campo público. Já Irene Cristina Gurgel, também bolsista do projeto, expôs uma análise entre os perfis das comunicações e telecomunicações nos BRICS e na comunidade ibero-americana.

Leia a íntegra do volume 1 do Panorama da Comunicação e das Telecomunicações de 2011/2012 - Indicadores

Leia a íntegra do volume 2 do Panorama da Comunicação e das Telecomunicações de 2011/2012 - Flagrantes

Leia a íntegra do volume 3 do Panorama da Comunicação e das Telecomunicações de 2011/2012 - Memória

Leia a íntegra do volume 4 do Panorama da Comunicação e das Telecomunicações de 2011/2012 - Tendências