Técnico do Ipea vence o concurso Ford/Anpocs

Técnico do Ipea vence o concurso Ford/Anpocs

Pedro Herculano, da Disoc, concorreu com o projeto “A desigualdade regional explica a desigualdade de renda brasileira?”

Com o projeto A desigualdade regional explica a desigualdade de renda brasileira?, o técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea Pedro Herculano Guimarães Ferreira de Souza foi um dos vencedores do concurso Fundação Ford/Anpocs para doutorandos em ciências sociais. A comissão julgadora selecionou projetos que utilizam dados e informações do Censo Demográfico 2010 e de outros produtos oferecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“O projeto utilizará dados do Censo, aproveitando o fato de ser a única base de dados representativa por nível municipal e submunicipal e, a partir de comparações, analisará em que medida a desigualdade regional explica a desigualdade total de renda no Brasil”, afirmou o técnico do Ipea. O trabalho deve ser concluído em abril de 2013. Souza também pesquisará bases de dados internacionais para entender até que ponto o nível de desigualdade regional brasileiro é comparável ao de outros países ou conjuntos de países, como, por exemplo, a União Europeia.

O orientador do técnico do Ipea, na Universidade de Brasília, é Marcelo Medeiros. O concurso esteve aberto a todos os doutorandos inscritos em centros de pesquisa, institutos e programas de pós-graduação filiados à Anpocs, e premiou os vencedores com R$ 10 mil. A entrega do certificado ocorreu na Assembleia Geral da Anpocs, na última quarta-feira, em Águas de Lindoia (SP). Souza é técnico de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais.