Técnicos do Ipea ganham prêmios da STN e da SOF

Técnicos do Ipea ganham prêmios da STN e da SOF

Sete trabalhos foram premiados nas áreas de Finanças e Orçamento Público

O artigo Simples nacional e formalização das firmas no Rio de Janeiro, de autoria do diretor-adjunto de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, Carlos Henrique Corseuil, foi o vencedor do Prêmio Ministério da Fazenda de Economia, na área de concentração Economia do Setor Público.  O artigo, produzido em conjunto com Daniel Dantas (USP) e Luciana Velloso Kalume (IBMEC-RJ), será publicado como texto para discussão na série Estudos Econômicos, editada pelo Ministério da Fazenda. A premiação foi entregue no 40º Encontro Nacional de Pós-Graduação em Economia, realizado dia 13 de dezembro, em Porto de Galinhas/PE.

No mesmo evento, o técnico do Ipea Bruno César Araújo, o consultor do Instituto Gustavo Varela Alvarenga e o professor da UnB Donald Matthew Pianto receberam o 2° lugar no Prêmio CNI de Economia na categoria Inovação e Produtividade, com o artigo Impactos dos Fundos Setoriais nas empresas: novas perspectivas a partir da função dose-resposta. 

No V Prêmio SOF, promovido pela Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), o técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea Bernardo Alves Furtado ganhou o 2° lugar na categoria Qualidade do Gasto Público com a monografia Heterogeneidades em Receitas Orçamentárias, Eficiência e seus Determinantes: evidências para municípios brasileiros. O prêmio, cuja finalidade é estimular a pesquisa sobre orçamento público, seus problemas, desafios e perspectivas, será entregue nesta quarta-feira, dia 19, às 15h, no MPOG.

Prêmio Tesouro Nacional
O técnico do Instituto Rodrigo Octávio Orair conquistou o primeiro lugar no XVII Prêmio Tesouro Nacional – 2012. Orair inscreveu sua monografia Carga Tributária Brasileira – 2002/2012: estimação e análise dos determinantes da evolução recente no tema Economia e Contabilidade do Setor Público.

Na mesma categoria, os também técnicos Marcelo Medeiros Coelho de Souza e Pedro Herculano Guimarães Ferreira de Souza conquistaram o 3° lugar com o trabalho Gasto Público, Tributos e Desigualdade de Renda no Brasil.

Na área de concentração Política Fiscal e Dívida Pública, o técnico Fernando Gaiger Silveira foi premiado com o 3° lugar, com a monografia Equidade Fiscal: impactos distributivos da tributação e do gasto social. Na mesma categoria, Bernardo Patta Schettini recebeu menção honrosa pelo trabalho Política Fiscal, Dívida Pública e Inflação no Período do Plano Real. O prêmio, promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e pela Escola de Administração Fazendária (Esaf), foi entregue em 4 de dezembro.