Seminário vai discutir o futuro da agropecuária

Seminário vai discutir o futuro da agropecuária

Tecnologia, crescimento produtivo e tendências do mercado nacional serão os principais temas em debate

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresentará na próxima terça-feira, 12, às 14h, o seminário Análise das projeções da agricultura brasileira, com o objetivo de discutir, entre outros temas, tecnologia agrícola, crescimento produtivo e tendências do mercado nacional. Serão feitas duas apresentações distintas, com debates sobre cada uma delas. O evento será realizado no auditório do 16º andar da sede do Instituto (SBS, Qd 1, Bl J. Edifício BNDES/Ipea, Brasília).

José Garcia Gasques, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), apresentará o artigo Projeções e produtividade na agricultura brasileira, que trata do aumento da produtividade total dos fatores (PTF) na produção agrícola do país. Esse aumento indica a magnitude das transformações tecnológicas observadas nos últimos anos, que viabilizaram o crescimento produtivo e a eficiência alocativa dos recursos. Serão expostas ainda as projeções quanto aos cenários futuros dos principais cultivos e das tendências do mercado agropecuário no Brasil.

Já o pesquisador da Embrapa Geraldo Martha Júnior vai trazer ao debate seu artigo Produtividade na pecuária e os efeitos poupa terra, sobre como a tecnologia pode gerar ganhos de eficiência e liberação de terra para a produção de alimentos, fator crucial para que o Brasil possa fazer a transição de um modelo extensivo para outro intensivo.