Ipea realiza terceira edição da Code

Ipea realiza terceira edição da Code


Conferência reunirá, a partir desta terça-feira, 19, sociedade civil, técnicos do Instituto, acadêmicos e autoridades


Entre os dias 19 e 21 de março, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realizará, no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília, a 3ª Conferência do Desenvolvimento, um grande evento aberto à participação social, que reunirá dirigentes e técnicos do Instituto, acadêmicos e autoridades políticas e governamentais de todas as regiões do Brasil. O objetivo do Instituto é se aprofundar no tema sobre o desenvolvimento, a fim de fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas eficazes para desenvolver o País.

A Code/Ipea terá quatro painéis temáticos sobre desenvolvimento, 19 mesas e dois minicursos, além de lançamentos de livros e boletins, e Mostra de Cinema. Confira a programação da Conferência e acompanhe as notícias pelo blog. O painel de abertura, cujo tema é Crescimento com Distribuição de Renda: a experiência internacional e o caso brasileiro, contará com as presenças do presidente do Ipea, Marcelo Neri; do secretário-executivo-adjunto da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), Antonio Prado; do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Henrique Barbosa Filho; do professor do Instituto de Economia da Unicamp Júlio Sergio Gomes de Almeida; e Regis Bonelli, do IBRE/FGV-RJ.

Ainda no primeiro dia, outro painel irá discutir Segurança Pública e Desenvolvimento no Brasil. A ideia é debater os avanços e as restrições no caminho de um país mais seguro e o papel da pactuação social e política e das inovações na segurança pública. Participam da mesa o secretário-executivo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Lima; o diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do Ipea, Daniel Cerqueira; a secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Maria Filomena de Luca Miki; e o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Espírito Santo, André Albuquerque Garcia.

Sustentabilidade ambiental e desenvolvimento regional também será um tema em destaque na Conferência. O painel, que será realizado no dia 20/03, terá como convidados o técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto José Aroudo Mota; o professor e coordenador de Assuntos Institucionais do Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB, Marcel Bursztyn; o diretor do Departamento de Zoneamento Territorial do MMA, Adalberto Eberhard, e o senador da República Cristovam Buarque.

Outro assunto que a Conferência traz à discussão no dia 20 é Juventude e Trabalho. Integrarão a mesa o presidente do Ipea, Marcelo Neri; o deputado federal Brizola Neto (PDT-RJ); a secretária Nacional da Juventude, Severine Macedo, o diretor-adjunto de Estudos e Políticas Sociais do Instituto, Carlos Henrique Corseuil, e Anne Posthuma, da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Atividades alternativas
A Mostra de Cinema do Desenvolvimento será uma atração à parte. O evento lançará filmes inéditos e, ao todo, serão exibidos 12 produções de cineastas de todo o país – dois curtas-metragens, três médias, e sete longas – com o tema do desenvolvimento. Além disso, a Mostra promoverá um debate sobre a atual conjuntura da produção nacional do cinema e sua importância social, cultural e econômica. Confira a programação da Mostra de Cinema e os palestrantes da mesa Cinema e Desenvolvimento – panorama, perspectiva e potencialidades.

Entre os lançamentos programados para a Conferência, vale a pena conferir o livro Quilombos das Américas, editado pelo Ipea, e o Boletim de Análise Político-Institucional nº 3, publicação da Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia, que levanta um debate sobre o desenvolvimento público, da Agenda Político-Institucional e, os temas em tramitação no Poder Legislativo, assim como a relação deste com o Poder Executivo.

Ainda serão oferecidos dois minicursos voltados para a área social, que serão ministrados por pesquisadores da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc). O minicurso Indicadores sociais desagregados por região trata da forma como o Ipea calcula os indicadores sociais, bem como orientam as pessoas a calcularem seus próprios indicadores. Já o minicurso Introdução à mensuração da desigualdade abordará alguns axiomas básicos, parada de pen, curva de Lorenz, Gini e medidas Lorenz-compliant. 

Este ano, o evento será feito em parceria com o Ministério da Integração Nacional (MI), que realizará simultaneamente a Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional (CNDR). As etapas estaduais da CNDR também ocorreram em parceria com a Code/Ipea, no final de 2012, que esteve em todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal.