Michel Temer assina pacto de metas durante a CNDR/Code

Michel Temer assina pacto de metas durante a CNDR/Code


Em cerimônia nesta quarta-feira, presidente do Ipea, Marcelo Neri, lembrou o processo de debate em todos os estados


Em cerimônia realizada às 18h30 desta quarta-feira, 20, durante a 1ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional e 3ª Conferência do Desenvolvimento, o presidente da República em exercício, Michel Temer, assinou uma proposta de ações para a reformulação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). O ato é um compromisso do governo federal na busca da redução das disparidades regionais do Brasil.

Antes do ato de assinatura, o presidente do Ipea, Marcelo Neri, recordou a trajetória até esta conferência em Brasília, que vai propor a nova PNDR. “Esta celebração do pacto de metas construído pelo Ministério da Integração, pelo governo federal, com o apoio do Ipea, é uma longa jornada. O Ipea participou ativamente deste processo, com a sociedade civil, os governos estaduais e locais”, afirmou. Em 2012, junto com o Ministério da Integração Nacional, o Instituto ajudou a organizar as 27 edições estaduais das conferências.

“É uma grande alegria estarmos colhendo os resultados deste processo. Os últimos 10 anos no Brasil foram muito interessantes em termos de desenvolvimento social, com repercussões fortes em termos locais. Estamos muito bem equipados para olhar para frente”, concluiu Neri. O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, também elogiou os progressos dos anos recentes. “Temos muito o que celebrar pela abertura desta conferência, estamos tentando reduzir a pobreza extrema em nosso País. Conseguimos criar uma política pública que permitiu que as regiões menos favorecidas pudessem crescer mais que a média nacional, mas ainda vivenciamos a exigência de novas atitudes, novas ações e novas medidas", declarou.

Em sua fala, o presidente em exercício, Michel Temer, utilizou indicadores levantados pelo Ipea para ilustrar o processo de redução das desigualdades regionais. “No Nordeste, a renda aumentou em 42%, enquanto no Sul e Sudeste, o aumento na renda das pessoas foi de16%. Diminuindo as desigualdades regionais, fixaremos as pessoas nas suas regiões", afirmou.

Temer ainda refutou a ideia de que o Brasil passe por uma crise. “Estamos em uma fase de muita prosperidade social, política, institucional. Não temos uma crise no nosso país. De vez em quando eu vejo a imprensa dizendo 'existe uma crise aí'. Que crise é essa? Precisamos saber graduar essa crise: é uma crise econômica, política, institucional? Não temos crise econômica porque, sem embargo das dificuldades lá fora, o fato é que o Brasil enfrenta com muita tranquilidade essas chamadas crises internacionais”, disse.

Também participaram do evento o governador do Acre, Tião Viana, o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, a economista e professora Tânia Bacelar, e o escritor paraibano Ariano Suassuna, que encerrou a cerimônia com sua aula-espetáculo sobre a cultura brasileira. Durante uma hora, Suassuna, secretário de Assessoria ao Governo de Pernambuco e autor de obras como Auto da Compadecida e O Rico Avarento, encantou o público ao contar histórias de vida e ressaltar a necessidade de valorização da cultura nacional.


Vídeo: Discurso do presidente do Ipea, Marcelo Neri, na cerimônia de abertura da CNDR/Code


Vídeo: Discurso do presidente do Ipea, Marcelo Neri, na assinatura do Pacto de Metas

Vídeo: Discurso do presidente da República em exercício, Michel Temer, na assinatura do Pacto de Metas

Vídeo: Discurso do ministro Fernando Bezerra, na assinatura do Pacto de Metas

Vídeo: Discurso do ministro Marcelo Crivella, na assinatura do Pacto de Metas