Começa ação para garantir renda às crianças sem mães

Começa ação no Rio para garantir transferência de renda às crianças sem mães

A proposta, adotada a partir da próxima semana, servirá de piloto para uma eventual ação em todo o país


A ideia de buscar ativamente crianças pobres que moram sem suas mães e não foram cadastradas para receber transferência de renda será adotada a partir da próxima semana na cidade do Rio de Janeiro. A ação surgiu de uma proposta do presidente do Ipea e ministro interino da SAE, Marcelo Neri, e poderá servir de piloto para uma eventual ação federal semelhante em todo o país. Segundo Neri, 20% das crianças do Rio moram sem suas mães e, nesse grupo, embora a incidência de pobreza seja maior, é menor a cobertura de transferências de renda.

A proposta, já apresentada por Neri em seminário dedicado à primeira infância no Congresso Nacional, foi submetida ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que estimulou a adoção da experiência em nível municipal como possível teste para uma estratégia nacional de aperfeiçoamento do Cadastro Único (CadÚnico). A Prefeitura do Rio, que já oferece um benefício adicional ao Bolsa Família condicionado ao desempenho escolar, por meio do programa Cartão Família Carioca desenhado por Neri a partir do CadÚnico, acolheu a ideia e pretende publicar um decreto lançando a iniciativa na próxima semana.

Neri mencionou a novidade durante o seminário Por que pobreza?, realizado no Rio pelo Canal Futura e pelo Ipea nesta sexta-feira (10/05).