Bolsa Família e mortalidade infantil são tema de seminário

Bolsa Família e mortalidade infantil são tema de seminário

Evento organizado IPC-IG, do PNUD, terá a presença dos ministros Marcelo Neri e Tereza Campello

A expansão da cobertura Programa Bolsa Família (PBF) nos municípios brasileiros entre 2004 e 2009 levou a uma redução da taxa de mortalidade infantil. A intensidade dessa queda entre menores de cinco anos e o aumento da cobertura média do Programa Saúde da Família (PSF) são alguns dos temas do Seminário Efeito do Programa Bolsa Família e do Programa Saúde da Família na Mortalidade Infantil, organizado pelo Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na Escola Nacional de Administração Pública, a ENAP (SAIS, Área 2, sala 114, Brasília-DF).

Estarão presentes à abertura do evento nesta quinta-feira, dia 23 de maior, às 9h30, os ministros Tereza Campello, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e Marcelo Neri, da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e presidente do Ipea. O seminário revelará detalhes do estudo The effect of a conditional cash transfer programme on childhood mortality: a nationwide analysis of Brazilian municipalities, dos autores Davide Rasella, Rosana Aquino, Carlos Santos, Romulo Paes-Sousa e Mauricio Barreto, recentemente publicado pela Revista Lancet.

O resultado mais significante do PBF foi na taxa de mortalidade devido à desnutrição de menores de cinco anos, ao passo que o PSF foi associado a uma redução maior nas doenças diarreicas e infecções respiratórias de vias aéreas inferiores. O seminário pretende reunir pesquisadores, gestores de políticas sociais e representantes da imprensa para debater os principais resultados do estudo.

Agenda preliminar

9h30 - Abertura do evento
Marcelo Neri, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e ministro-chefe interino da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE), Tereza Campello, ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Helvécio Magalhães, secretário de Atenção à Saúde/SAS, Ministério da Saúde (a confirmar), Arnaud Peral, representante residente adjunto do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Isabela Cardoso, vice-diretora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia.

10h00 - Apresentação do estudo The effect of a conditional cash transfer programme on childhood mortality: a nationwide analysis of Brazilian municipalities dos autores Davide Rasella, Rosana Aquino, Carlos Santos, Romulo Paes-Sousa e Mauricio Barreto:

Professor Maurício Barreto, Instituto de Saúde Coletiva (UFBa)
Romulo Paes de Sousa, coordenador do Centro Rio+

10h45 - Debate sobre os resultados

Paulo Jannuzzi, secretário de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI)/MDS
Helvécio Magalhães, secretário de Atenção à Saúde (SAS), MS (a confirmar)

11h15 – Sessão de perguntas e respostas com os palestrantes

11h30 – Encerramento