Encontro debateu nova agenda para a CNPD

Encontro debateu nova agenda para a CNPD

Discussão subsidiará a elaboração de cenários e propostas de políticas inovadoras

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR), com o apoio da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (Abep), reuniram na última sexta-feira, 24, vários dos principais especialistas em demografia do país para debater a formulação de uma agenda para a Comissão Nacional de População e Desenvolvimento (CNPD) e propor caminhos para a geração de cenários demográficos e políticas públicas que façam frente à dinâmica populacional.

O presidente do Ipea e ministro interino da SAE, Marcelo Neri, abriu o encontro convocando os presentes a contribuir na montagem de um projeto conjunto SAE-Ipea para traçar cenários demográficos futuros e o desenho de tecnologias sociais inovadoras. O secretário de Ações Estratégicas da SAE, Ricardo Paes de Barros, lembrou que todos os projetos que desenvolve atualmente estão relacionados à dinâmica populacional e às missões da CNPD.

O presidente da Abep, Cassio Turra, agradeceu o esforço do governo para reinstalar a CNPD, conforme prevê o Decreto Nº 8.009 publicado na semana passada, e ressaltou a adequação do papel de liderança conferido à SAE e ao Ipea, apoiado pela comunidade de especialistas em estudos populacionais.

“A CNPD é muito cara à Abep. Sua reinstalação tem o apoio de todos os [seis] ex-presidentes da Abep aqui presentes e de dois que não puderam comparecer, Maria Coleta Oliveira e Paulo Paiva. A SAE é apropriada e o momento é especial porque Marcelo e Ricardo sempre estudaram questões populacionais, participaram de nossos encontros da Abep e ajudaram a orientar e formar especialistas”, afirmou Turra.

Participaram também do debate:

Ana Amélia Camarano, pesquisadora do Ipea; Diana Oya Sawyer, pesquisadora do IPC-IG/Pnud e ex-presidente da Abep; Eduardo Rios-Neto, pesquisador do Cedeplar/UFMG e ex-presidente da CNPD; Elza Berquó, pesquisadora do Cebrap, ex-presidente da Abep e ex-presidente da CNPD; George Martine, presidente da Dhemos Consulting, ex-presidente da Abep e ex-coordenador técnico do UNFPA para América Latina e Caribe; Harold Robinson, representante do UNFPA no Brasil; José Alberto Magno de Carvalho, pesquisador do Cedeplar/UFMG e ex-presidente do IUSSP; José Marcos Pinto, pesquisador do Nepo/Unicamp e ex-presidente da Abep; Laura Wong, presidente da Alap e coordenadora do Laboratório de Projeções Populacionais do Cedeplar/UFMG; Marcia Quintslr, diretora do Departamento de Pesquisas do IBGE; Simone Wajnman, pesquisadora do Cedeplar/UFMG; e Suzana Cavenaghi, professora da Ence/IBGE e ex-presidente da Alap.