Ipea mapeia infraestrutura de pesquisa no país

Ipea mapeia infraestrutura de pesquisa no país

O projeto é uma parceria do Instituto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação 

O Ipea apresentou, nesta quinta-feira, 27, em Brasília, um projeto piloto do Sistema Nacional de Inovação e Infraestrutura de Pesquisa. Por meio de parcerias com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o projeto busca fazer um diagnóstico da infraestrutura de pesquisa disponível no país, seus principais gargalos e sua interação com o setor produtivo no desenvolvimento de novos produtos e processos.

A ideia é mapear a infraestrutura das instituições científicas e tecnológicas (ICTs) para monitorar e gerenciar dados. Assim, será possível compreender melhor o funcionamento do sistema de inovação no Brasil e oferecer, às empresas e à comunidade científico-tecnológica, o acesso, pela internet, a informações sobre os principais laboratórios e equipamentos disponíveis.

O sistema visa incentivar o uso compartilhado de recursos, fornecendo um mapeamento gráfico das infraestruturas. Nove áreas de pesquisa estão entre as prioridades: saúde, petróleo e gás, defesa, biotecnologia, aeronáutica, TIC, energia, agropecuária e construção civil. O projeto ainda passará por testes e deve estar disponível no ano que vem.

Estiveram presentes na oficina de trabalho de lançamento da pesquisa o secretário executivo do MCTI, Luiz Antonio Elias, o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, além de pesquisadores de várias universidades brasileiras. O projeto será coordenado pela Diretoria de Estudos Setoriais do Ipea e pela UFMG e terá a participação de pesquisadores de outras universidades.

Veja as apresentações da oficina de trabalho:

Sistema de inovação e infraestrutura de pesquisa no Brasil

Levantamento inicial de infraestruturas de pesquisa

Levantamento da infraestrutura de pesquisa das instituições brasileiras

Projeto piloto: mapeamento da infraestrutura laboratorial das instituições de pesquisa do MCTI