Neri abre reunião do CDES e seminário internacional

Neri abre reunião do CDES e seminário internacional

Evento, que contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff, comemora 10 anos do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

A 41ª reunião plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (CDES) foi aberta na manhã desta quarta-feira, 17, no Palácio do Itamaraty, por Marcelo Neri, secretário-executivo do CDES, presidente do Ipea e ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos. O encontro, com a presença de vários ministros de Estado, conselheiros e convidados de conselhos estrangeiros e organizações internacionais, marca os 10 anos de criação do “Conselhão” e foi seguida por um Seminário Internacional sobre Desenvolvimento.

Neri falou sobre o tema Transformações no contexto global e os desafios para governança, que também foi abordado pelo embaixador Eduardo dos Santos, ministro das Relações Exteriores em exercício, e pelo embaixador Roberto Azevêdo, diretor-geral eleito da Organização Mundial do Comércio (OMC). “O grande desafio deste Conselho é representar a sociedade junto à Presidência da República rumo ao desenvolvimento econômico e social do Brasil”, disse o ministro da SAE. “Hoje temos a menor desigualdade de renda documentada na história do país: em 10 anos, a pobreza caiu 57%, enquanto as Metas do Milênio são de 50% em 25 anos, ou seja, fizemos 25 anos em 10.”

Marcelo Neri informou ainda que 48% da queda da pobreza ocorrida nos últimos 10 anos se deveram ao crescimento da economia, enquanto 52% aconteceram por causa da redução da desigualdade. Em seguida, houve um debate sobre Novas transformações brasileiras. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, falou sobre o déficit de médicos no Brasil e fez uma apresentação mostrando os países que adotam o segundo ciclo de formação em medicina por meio de prestação de serviços na rede pública. Dentro do mesmo tema, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, abordou propostas de mudanças curriculares para o aprimoramento da aprendizagem, no intuito de oferecer uma formação humanizada e ligada à realidade da rede pública de saúde do país.

Cinco pactos
A presidenta Dilma Rousseff encerrou o evento na parte da manhã dizendo que a luta da população por mais direitos é algo que honra o país e que seu dever, como governante, é transformar essas demandas em ações práticas de governo. Dilma lembrou que, entre 2003 e 2013, “ocorreu a maior redução da desigualdade dos últimos 50 anos” no Brasil. Segundo a presidenta, nas manifestações recentes, as pessoas pediram mais direitos, democracia e conquistas sociais. Ela destacou a proposta dos cinco pactos com todas as esferas de governo: estabilidade, mobilidade urbana, educação, saúde e reforma política. “O Brasil exige isso de nós todos, e é isso que devemos fazer”. Dilma Rousseff finalizou seu discurso agradecendo a parceria do CDES nestes últimos 10 anos.

Na parte da tarde, após discurso de reabertura feito pelo ministro Marcelo Neri, a secretária-executiva da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), Alicia Bárcena Ibarra, falou sobre Transformações na América Latina e Caribe, seguida de intervenções dos conselheiros e de parceiros, como Rogério Studart (diretor-executivo do Banco Mundial para Brasil, Colômbia, República Dominicana, Equador, Haiti, Panamá, Filipinas e Trinidad e Tobago), Gustavo Porras (presidente do Conselho Econômico e Social da Guatemala), Julián Ariza (Conselheiro do Conselho Econômico e Social da Espanha), Jorge Chediek, coordenador residente do Sistema Nações Unidas no Brasil e representante residente do PNUD, e Patrick Venturini, secretário-geral da Associação Internacional de Conselhos Econômicos e Sociais e Instituições Similares (Aicesis). Fizeram uso da palavra, ainda, os conselheiros Sérgio Haddad, que abordou desafios da educação, Nair Goulart, sobre questões urbanas e desafios da mobilidade, Jackson Schneider, que falou sobre investimentos, e Clemente Ganz Lúcio, que tratou da reforma política.

Vídeo: Discurso da presidenta Dilma Rousseff
Vídeo: Abertura do Evento com o presidente do Ipea Marcelo Neri
Vídeo: Entrevista com o presidente do Ipea Marcelo Neri