Oficina apresentou nova metodologia do IDHM

Oficina apresentou nova metodologia do IDHM

Técnicos apresentaram informações sobre a construção do Atlas Brasil 2013, que inclui o novo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal

Os técnicos Marco Aurélio Costa (Ipea), Daniela Gomes Pinto (PNUD) e Maria Luiza Marques (Fundação João Pinheiro - FJP) participaram na manhã desta sexta-feira, 26, de uma oficina para profissionais da imprensa, com o objetivo de apresentar a nova metodologia do Atlas Brasil 2013.

De acordo com Daniela Pinto, o objetivo da ferramenta é fazer um retrato dos municípios brasileiros, de maneira a permitir a comparação entre eles, garantindo que todos estarão representados.

“Para isso, os parceiros entenderam que a melhor base de dados ainda é o Censo Demográfico. Há outras, mas que não garantem a comparabilidade do país inteiro e nem esta representatividade”, destacou.

“O Atlas também traz o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), que é uma porta de entrada para uma base de dados maior – 180 indicadores de variáveis socioeconômicas que partem de temas como demografia, educação, renda, habitação, trabalho e vulnerabilidade”, informou.

A técnica PNUD acrescentou que este o IDHM, sozinho, não consegue retratar a complexidade do desenvolvimento dos municípios brasileiros. “Ele é um ótimo índice, sintético e facilita a compreensão, mas, para se
fazer uma análise e compreender a dinâmica do desenvolvimento humano, é necessário um panorama maior de indicadores socioeconômicos”, explicou.

O Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil é uma ferramenta de democratização das informações sobre os 5.565 municípios brasileiros, útil tanto para os gestores públicos quanto para a sociedade em geral.

Lançamento
Uma parceria entre Ipea, PNUD e FJP, o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil e no IDHM é resultado de uma avaliação feita a cada dez anos, sob a ótica do desenvolvimento humano e com base nos dados do Censo Demográfico do IBGE.

Em 2012, a parceria foi retomada para a criação do Atlas Brasil 2013, que trará informações atualizadas a partir do Censo de 2010. Esta nova edição será apresentada também em uma plataforma on-line, de fácil acesso e com um vasto material de tabelas, gráficos e mapas.

O lançamento do Atlas Brasil e IDHM – 2013 será na próxima segunda-feira, 29, às 14h, no Anexo I do Palácio do Planalto, em Brasília. Antes, às 9h30, haverá uma coletiva de imprensa na Casa da ONU, para a apresentação da ferramenta e dos principais dados.

Veja mais: Ipea, PNUD e FJP lançam Atlas do Desenvolvimento

Vídeo: assista à íntegra da oficina sobre a nova metodologia do IDHM