Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
04/11/2009 17:17

Em palestra, Sicsú reitera superação da crise

 

Diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas falou a cerca de 150 empresários da região do Sul Fluminense em Volta Redonda

O desenvolvimento econômico do País foi o tema central da palestra proferida pelo diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, João Sicsú, a cerca de 150 empresários da região do Sul Fluminense. A atividade, ocorrida na quarta-feira, dia 28, foi uma promoção conjunta da Associação Comercial de Volta Redonda e da Agência de Desenvolvimento do Médio Paraíba (Ademp), que reúne 12 municípios daquela região.

Em sua exposição, João Sicsú defendeu que não é possível haver desenvolvimento sem crescimento econômico, lembrando que, nos anos 1970, a economia brasileira cresceu, sem que o País, contudo, obtivesse o desenvolvimento necessário para superar as desigualdades sociais e regionais. O diretor do Ipea afirmou sua convicção de que a economia do Brasil terá, neste ano, um crescimento econômico em torno de 1%, superando de vez a crise mundial que derrubou empresas e instituições financeiras nos países mais desenvolvidos.

Sicsú também enfatizou que, para haver desenvolvimento, é necessária uma ação combinada do Estado com a sociedade organizada e a iniciativa privada. Para ele, um País com as dimensões territoriais e demográficas do Brasil necessita de um Estado que esteja à altura de suas responsabilidades. O diretor do Ipea apresentou, ainda, números que comprovam o bom momento econômico do Brasil, como a queda do desemprego nas principais regiões metropolitanas, a criação de quase um milhão de empregos com carteira assinada de janeiro a setembro, e a estabilidade dos preços, que tem permitido uma taxa de inflação baixa, em torno de 4,3%.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea