Presidente do Ipea entrega Atlas ao ex-presidente Lula

Presidente do Ipea entrega Atlas ao ex-presidente Lula


A publicação Atlas do Desenvolvimento Humano foi elaborada pelo Ipea, PNUD e Fundação João Pinheiro

O presidente do Ipea e ministro interino da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Marcelo Neri, esteve nesta sexta-feira, 30, no Instituto Lula para participar de uma entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre os 10 anos do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), do qual Neri é secretário-executivo. Ele entregou a Lula uma cópia do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, que mostra, com base nos Censos de 1991, 2000 e 2010, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de todos os 5.565 municípios brasileiros e mais de 180 indicadores de população, educação, habitação, saúde, trabalho, renda e vulnerabilidade.

Ao comentar a publicação, produzida de forma conjunta pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Ipea e a Fundação João Pinheiro (FJP), Neri afirmou que os últimos anos transformaram o Brasil com a queda desigualdade, que parecia uma "chaga imutável". Destacou também que a desigualdade caiu em 80% dos municípios brasileiros, que as pessoas estão vivendo mais e que houve um forte aumento da renda via empregos com carteira assinada. Ressaltou ainda que, em 2000, 41% dos municípios brasileiros tinham IDH muito baixo e, em 2010, esse número caiu para 0,6%.

“Sessenta e cinco por cento dessa melhora se deve à educação. O Brasil está em um caminho que melhora a vida das pessoas não apenas no país como um todo, mas em cada lugar onde as pessoas estão”, disse Neri.

Acesso o banco de dados do Atlas 2013

Veja o PDF completo com os resultados da pesquisa.