Boletim Radar aponta a trajetória da produtividade no País

Boletim Radar aponta a trajetória da produtividade no País

A publicação, que foi apresentada nesta quinta, mostra que a indústria teve o pior desempenho

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou nesta quinta-feira, dia 5, uma edição especial do boletim Radar: tecnologia, produção e comércio exterior, sobre o tema da produtividade. A publicação integra um projeto mais amplo do Instituto que tem o objetivo de analisar os principais desafios para o crescimento da produtividade no Brasil. 

O boletim reúne quatro artigos que tratam da evolução recente da produtividade do trabalho e da produtividade total dos fatores da economia brasileira. Entre os principais resultados, os artigos mostram que, entre os setores produtivos, a indústria é o que tem tido o pior desempenho em termos do crescimento da produtividade do trabalho, especialmente após a crise de 2008. Tradicionalmente, a indústria é o setor de maior produtividade na economia. Por essa razão, um dos artigos também investiga se houve redução da participação da indústria no PIB e até que ponto isso afetou a evolução da produtividade agregada do trabalho do país. 

Por fim, o último artigo mostra que a forma como se mede o capital humano pode afetar os resultados que vem sendo obtidos na literatura sobre a evolução da produtividade total dos fatores na economia brasileira no período recente. O lançamento aconteceu na sede do Ipea, em Brasília e teve transmissão online pelo Portal Ipea.

Vídeo: Assista à entrevista do diretor-adjunto da Diset, Luiz Ricardo Cavalcante, sobre o Boletim Radar n°28

Confira o Boletim Radar n° 28 - Edição especial Produtividade