Ipea debateu, no Senado, o presidencialismo de coalizão

Ipea debateu, no Senado, o presidencialismo de coalizão
Evento reuniu pesquisadores da Universidade de Oxford e estudiosos brasileiros nesta quinta-feira, dia 19


O Ipea participou, nesta quinta-feira (19), de seminário internacional sobre o presidencialismo de coalizão, no Senado Federal. O evento reuniu pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, e estudiosos brasileiros, que se dedicam ao tema do presidencialismo de coalizão em perspectiva comparada. Os resultados dos estudos fazem parte do projeto Presidencialismo de coalizão (Coalitional Presidentialism Project), coordenado pelo professor Timothy Power, do Departamento de Política e Relações Internacionais da Universidade de Oxford.

O objetivo do seminário foi avaliar o modelo político em que partidos díspares se aliam para garantir a governabilidade – praticado no Brasil e outros países da América Latina, da África e da Europa Oriental. O foco dos estudos é o de identificar as ferramentas utilizadas pelos presidentes para governar, com apoio de parlamentos multipartidários, e avaliar até que ponto esse modelo facilita ou dificulta a transparência e a prestação de contas à população.

O técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea Antonio Lassance, da Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest), participou, às 16h, como debatedor da mesa que discutiu responsividade democrática no Brasil e na Argentina, movimentos contraintuitivos do presidencialismo de coalizão e o controle horizontal do sistema político brasileiro, temas apresentados respectivamente pelos técnicos do Senado Federal João Henrique Pederiva, Rafael Silveira e Silva e Leany Barreiro Lemos. 

O seminário aconteceu no auditório Antônio Carlos Magalhães no Edifício Interlegis (Via N2, Anexo E, Senado Federal), das 9h às 18h. Transmitido pela internet, o evento foi resultado de uma parceria da University of Oxford, Interlegis, Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE). Acesse a programação completa.

Fonte: Agência Senado