Ipea lança livro sobre conferências nacionais

Ipea lança livro sobre conferências nacionais

Com dez artigos, obra será lançada durante 37º Encontro Anual da Anpocs

O livro Conferências nacionais: atores, dinâmicas participativas e efetividade, organizados pelos técnicos de Planejamento e pesquisa do Ipea Leonardo Avritzer e Clóvis Henrique Leite de Souza, será lançado na nesta segunda-feira, 23, durante o 37º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), que será realizado entre os dias 23 e 27 de setembro em Águas de Lindóia, São Paulo.

O volume reúne dez artigos de pesquisadores do Instituto e de entidades parceiras, que se dedicam a compreender as formas de funcionamento, os impactos e os resultados das conferências nacionais no sistema político do país.

São exploradas a forma como as conferências foram caracterizadas no Brasil ao longo da formação política do país, o perfil dos participantes, e a efetividade desses mecanismos de participação popular no Estado.

A obra é resultado de um trabalho conjunto da Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest) do Ipea com a colaboração do Projeto Democracia Participativa (PRODEP), do Departamento de Ciência Política (DCP) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); do Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais (Pólis); do Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC); e do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O relatório Ampliação da Participação na Gestão Pública, publicação da Diest/Ipea, também será lançado durante o encontro. O texto faz um mapeamento do desenho institucional de 82 Conferências Nacionais realizadas entre 2003 e 2011, e apresenta uma análise a respeito da caracterização, forma de organização, normas para deliberação, resultados, fragilidades e potencialidades das conferências.

Confira na íntegra do livro Conferências Nacionais: atores, dinâmicas participativas e efetividade