Ipea divulga dados inéditos sobre favelas do Rio

Ipea divulga dados inéditos sobre favelas do Rio

Percurso histórico de ocupação dos terrenos, discussão sobre estatuto legal e propostas para o futuro também serão discutidos durante seminário

Especialistas do Ipea, do governo e debatedores consagrados da área vão se reunir nesta quinta-feira, dia 3, das 9h às 18h, no auditório do Instituto no Rio de Janeiro, para avaliar a estrutura fundiária das favelas. A partir do levantamento histórico de como se formaram e se desenvolvem atualmente os assentamentos precários, a ideia do seminário Favelas no Rio de Janeiro - Percurso histórico e estatuto legal é também produzir propostas para políticas públicas.

No evento, as pesquisadoras do Ipea Rute Imanishi e Patrícia Couto vão lançar duas pesquisas inéditas sobre o tema, com dados de várias favelas do Rio de Janeiro, sendo que um dos trabalhos é especificamente sobre o Complexo do Alemão.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O evento será transmitido ao vivo pelo Portal Ipea.

Leia os ‘Parques Proletários’ e os subúrbios do Rio de Janeiro: aspectos da política governamental para as favelas entre 1930-1960

Leia a gramática da moradia no Complexo do Alemão: história, documentos e narrativas

Veja a programação do seminário