Ipea volta a abrigar o IPC e receberá o WWP

Ipea volta a abrigar o IPC e receberá o WWP


A iniciativa internacional World Without Poverty (WWP) reúne o Instituto, a ONU, o MDS e o Banco Mundial


Nesta quarta-feira, 9, o Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG/PNUD) inaugurou sua nova sede em Brasília, no 13º andar do edifício do Ipea. O mesmo andar do Instituto abrigará também o projeto World Without Poverty (WWP), uma iniciativa internacional de combate à pobreza que reúne Ipea, IPC, Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Banco Mundial.

O presidente do Ipea e ministro interino da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE), Marcelo Neri, destacou que o novo espaço irá fomentar a troca de conhecimentos na área social e internacional. “No projeto WWP, o IPC e o Banco Mundial contribuem com o olhar internacional, enquanto o MDS enriquece com uma visão subnacional, com tecnologias sociais, operacionais e práticas”, afirmou.

O presidente também citou outras ações internacionais com ênfase na área social, como a sexta edição do Fórum Acadêmico do BRICS, que acontecerá em março no Rio de Janeiro, e cuja representação brasileira é chefiada pelo Ipea; e ainda o projeto Why Poverty?, uma parceria entre a Steps International, a BBC e 70 emissoras de diversos países, do qual o Ipea também participa.

Na ocasião, também foram lançadas duas novas publicações do IPC sobre a crescente influência da classe média na economia global e inovações em políticas de proteção social nos países em desenvolvimento. O representante residente da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, Jorge Chediek, ressaltou que a instalação do IPC, em 2004, e agora a reinauguração no mesmo edifício do Ipea demonstram a importância política do país e do Instituto. “A nova sede permite aprofundar a parceria e estreitar os laços com o Ipea, um dos principais think tanks do mundo", afirmou.

Vídeo: Entrevista com Marcelo Neri e Jorge Chediek sobre as iniciativas conjuntas do Ipea e do IPC

Leia Poverty in Focus no. 26 sobre Classe Média

Confira Poverty in Focus no. 25 sobre políticas de Proteção Social