Ministros divulgam dados sobre evolução habitacional

Ministros divulgam dados sobre evolução habitacional no país

Apresentação de Marcelo Neri e Aguinaldo Ribeiro será às 12h desta quinta-feira, dia 14, em Brasília

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) e presidente do Ipea, Marcelo Neri, apresentam nesta quinta-feira (14/11), às 12h, os resultados preliminares de uma pesquisa de satisfação com beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). A pesquisa de campo faz parte do projeto Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) do Ipea e foi realizada em mais de 7,6 mil moradias.

Durante a exposição, o ministro Aguinaldo Ribeiro anunciará os dados consolidados de um estudo realizado pela equipe do ministério sobre o impacto socioeconômico do programa. A pesquisa de campo a ser detalhada pelo ministro Marcelo Neri procurou saber a opinião dos beneficiários do MCMV sobre questões como bem-estar, despesas e adequação da moradia e do entorno.

Além desses resultados preliminares, ele também falará sobre impactos patrimoniais e distributivos das melhorias e da valorização financeira das casas dos brasileiros mais pobres nos últimos anos. Alguns dos dados são fruto de um projeto do Ipea e da Secretaria de Assuntos Estratégicos que tem, entre seus objetivos, detalhar e analisar o patrimônio imobiliário no País.

Serão revelados, ainda, números sobre o grau de felicidade do brasileiro, dependendo de sua situação imobiliária (morando de aluguel, em processo de aquisição da casa própria, ou casa própria quitada) e um comparativo entre a evolução da desigualdade de condições de moradia no Brasil e a desigualdade de renda.

SERVIÇO
Coletiva de imprensa - Casa Própria, Capital Imobiliário e Qualidade da Moradia: Avaliação da Evolução Habitacional Brasileira e Satisfação dos Beneficiários do Minha Casa, Minha Vida
Dia: Quinta-feira, 14 de novembro de 2013
Horário: 12h
Local: Brasília-DF, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) – Setor Bancário Sul, Quadra 1, Edifício BNDES/Ipea, auditório do subsolo

Contatos:
Assessoria de Imprensa e Comunicação do Ipea – 61-3315-5114
Assessoria de Comunicação Social do Ministério das Cidades - 61-2108-1602