Pesquisador do Ipea é premiado pelo Tesouro Nacional

Pesquisador do Ipea é premiado pelo Tesouro Nacional

XVIII Prêmio Tesouro Nacional selecionou trabalhos na área de Finanças Públicas

Com um artigo que avaliou os Impactos Econômicos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) entre 2004 a 2010, o técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea Guilherme Mendes Resende recebeu uma Menção Honrosa no XVIII Prêmio Tesouro Nacional – 2013. O pesquisador é doutor em Economia Regional pela Escola de Londres de Economia e Ciência Política da Universidade de Londres.

O artigo discutiu os Fundos Constitucionais de Financiamento do Nordeste (FNE), Norte (FNO) e Centro-Oeste (FCO), que são os principais instrumentos de promoção e financiamento da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). Mesmo sem poder estimar os custos fiscais desses Fundos, o estudo aponta os avanços da política regional brasileira, tanto a maior disponibilidade de recursos quanto o seu aprimoramento institucional e legal, além do monitoramento e da avaliação da política.

Sobre o prêmio
Idealizado há 18 anos pela Secretaria do Tesouro Nacional, a premiação tem a finalidade de estimular a pesquisa na área de Finanças Públicas, reconhecendo os trabalhos de qualidade técnica e de aplicabilidade na Administração Pública.