Melhoria da educação é destaque nos debates em Davos

Marcelo Neri participou de painel com Gordon Brown e reuniu-se com outro ex-premiê britânico, Tony Blair

 

Bill Clinton e Marcelo Neri durante a Clinton Global Initiative, no Rio: ministro destacou a importância da educação na primeira infância

O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) e presidente do Ipea, Marcelo Neri, foi um dos palestrantes, nesta quarta-feira, 22, do painel New Vision for Education (Uma nova visão para a educação, em tradução livre), durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos – Suíça. Os outros participantes foram Gordon Brown, ex-primeiro-ministro do Reino Unido, e Derek Hanekon, ministro de Ciência e tecnologia da África do Sul. "Discutimos o papel das tecnologias para impulsionar o aprendizado e a necessidade de criar um movimento mundial de apoio à causa, com o qual o exemplo brasileiro recente de metas de desempenho tem muito a contribuir", afirmou o ministro. Gordon Brown, enviado especial das Nações Unidas para a Educação, destacou a importância de gerar uma mobilização mundial pela educação.

A necessidade de melhoria dos indicadores de educação já havia sido destacada por Neri em dezembro de 2013, em outro evento internacional, a Clinton Global Initiative, no Rio de Janeiro. Na ocasião, ao participar de um painel com o professor mexicano Sérgio Juárez Correa e com a diretora Vicky Colbert, da Fundación Escuela Nova, uma premiada ONG colombiana, o ministro ressaltou que o Brasil precisa tomar medidas de impulso à educação na primeira infância. "O foco já existe, mas não se sabe como fazer. Tem que ser nas crianças mais pobres. A gente já sabe que a educação na primeira infância nivela todo mundo, coloca as famílias em condições de igualdade", afirmou, na ocasião.

Tony Blair

Também nesta quarta-feira, em Davos, Neri teve um jantar de trabalho com outro ex-premiê britânico, Tony Blair. O ministro apresentou dados que ilustram a situação socioeconômica brasileira atual, enquanto Blair, enviado especial de paz para o Oriente Médio, falou principalmente sobre os desafios daquela região do planeta e sobre a África. Durante o Fórum, Blair tem dedicado atenção especial ao debate sobre possíveis soluções ao conflito na Síria.